Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Antimonium crudum

Antimonium crudum

Casali

Antimonium crudum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com Sulfeto de Antimônio.

Palavras chave:
Impaciência máxima, irritabilidade extrema, mucosas com rachadura, língua branca, fala em rimas, paixão pela lua. Comprimento da raiz das plantas. Digestão em animais. Físicoquímica da água.

Tropismo homeopático:
Estômago, intestino, pele.

Patogenesia
Sinais funcionais:
Atonia do estômago e do intestino. Lentidão da digestão. Excesso de secreção da mucosa digestória e da mucosa dos brônquios. Espessamentos da pele e da córnea.

Sinais de exaltação:
Sensações frio no nariz ao inalar, ser chamado ao despertar, estômago cheio. Ilusão de ver corpos mutilados e de ser chamado.

Sinais mentais:
Pensa ansiosamente sobre seu futuro. Pensa em suicídio.Pensamentos e imaginações (à noite). Confusão acerca de sua identidade.

Sinal existencial:
Tendência ao suicídio com arma de fogo, à noite. Sem desejo de viver.

Sinais emocionais:
Sensível aos seus amores com desapontamentos e com distúrbios. Toda emoção afeta o estômago. Triste quando o tocam. Tristeza com choro. Êxtase de amor pela mulher de sua fantasia. Mal-humorado e triste ao anoitecer (por qualquer motivo). Muito  sentimental e sensível. 
Sentimental antes da menstruação, ao claro da lua, durante a diarreia. Chora ao som dos sinos. Aborrecimento pela vida, sem desejos de viver. Emociona-se com a luz da lua.

Sinais subconscientes:
Temor ao ser tocado (com tremores). Temor após barulhos, de desgraças, do mal.

Sinais comportamentais:
Não tolera dentista. Recusa alimentos e a falar por cansaço da vida. Falam em rimas. Intolerância ao ser tocado ou ser olhado. Carícia provoca náusea. Comportam-se como apaixonadas pela lua.

Sinais gerais:
Irritado todas as noites. Assusta-se com pequeno barulho. Grande ansiedade pelo seu destino. Após trabalho contínuo tem confusão mental. Inquietude o impede sair da cama. Desconfiado, ansioso, irritável, introvertido. Desejo de falar em rimas e versos. Sonhos numerosos e esgotantes.

Sinais físicos:
Vinhos/ alimentos ácidos em excesso e outros alimentos causam distúrbio digestório agudo. Amenorreia após banho frio. Amídalas doloridas. Longa e contínua perda de apetite. Dores articulares, sobretudo nos dedos das mãos. Erupção calor e coceira na face. Coceira na cabeça, com queda de cabelos. Diarreia aquosa com alimentos mal digeridos. Pálpebra inflamada. Muco branco anal. Digestão facilmente perturbada. Fezes duras e de evacuação difícil. Facilmente prostrado. Camada branca sobre a língua ou na forma de capa branca. Extrema sensibilidade na base do pé. Cefaleia após banho.

Generalidades:
Agrava: 
Com calor, ao anoitecer, com banho, com alimentosácidos e vinho, com roupa molhada de suor.

Melhora:
Ao anoitecer, com repouso, com calor úmido.

Patogenesia no vegetal:
11CH – diminui o comprimento da raiz principal e aumenta a velocidade de germinação (Zeamays/milho), diminui o comprimento (da parte aérea e da planta total (Zea mays/milho).
11CH e 13CH – aumenta o vigor de sementes envelhecidas (Zea mays/milho).

Patogenesia na água:
5CH – aumenta a condutividade elétrica o pH e a turbidez da água destilada. Diminui a temperatura da água destilada.

Perfil (Criança):
Vomita leite coalhado e sente fome imediatamente. Predisposição a vermes. Não suporta ser tocada nem olhada. Sensíveis, sentimentais, românticas, recitam poemas, falam com rimas e se emocionam com a claridade da lua (discretamente, pois não gostam de ser observadas ficando zangadas). Terror noturno. Não gosta de passear no colo. Nem de balanço. Adoece mais após contato com água fria.

Perfil (Adulto):
Língua com acúmulo de substância branca como leite em camada densa. Tendência à obesidade. Muita impaciência. Excessiva irritabilidade. Rachadura e fissuras boca, olhos, narinas, unhas. Não apreciam toques e olhares sobre si. Apetite intenso, guloso. Tendência a engordar e ter perturbações digestórias.

Indicações:
Quadros comuns

Comportamento:
Aversão ao banho com água fria. Impaciência, irritabilidade.

Articulações:
Nas articulações as dores reumáticas são crônicas, com tendência a nodosidade e deformações principal entre nos dedos. Dores musculares. Alternância de reumatismo com transtornos digestórios.

Pele:
Erupções tipo pústulas irritantes que formam crostas amarelas e espessas com tendência a gerar gretas e rachaduras. Comissuras dos olhos, dos lábios e das narinas. As pústulas ficam rodeadas por auréola vermelha. Prurido que diminui na cama, com calor ambiente ou com o calor do corpo. Transpira nos pés.

Olhos:
Cantos fissurados. Formação de calosidades ou espessamentos endurecidos na córnea. Muito sensíveis e dolorosos que agravam com toque/com calor. Blefarite.

Estômago:
Peso gástrico e abdominal. Turgidez ou plenitude. Arrotos (eructações) com cheiro e gosto dos alimentos. Náuseas, vômitos. Os vômitos não aliviam e persistem mesmo sem náuseas. Nojo por alimentos. O nojo diminui pelo odor do alimento e pelo pensar no alimento. Tendência a abusar de alimentos ácidos, vinhos, pastelaria, carne suína engordurada.

Distúrbios Gerais:
Rouquidão crônica, afonia, coriza (diminui à noite) acompanhadas de dor de cabeça e perturbação gástrica. A cefaleia diminui com o calor. A cefaleia aumenta ao ar livre com repouso, com vômitos. Amenorreia, tosse espasmódica. Impetigo, erupções com pústulas, eczema, urticária, distúrbios gástricos simples. Calos inflamados, unhas fendidas e quebradiças, pequenos furúnculos em torno da boca e das narinas, verrugas na córnea. Gota com sintomas gástricos.Narinas rachadas, boca rachada. Língua branca. Alterna diarreia com obstipação.

Quadros animais:
Distúrbios digestórios. Língua branca. Pele seca. Calos. Eczema de vesícula. Varíola. Queratose. 6D, 12D, 30D, 12CH, 30CH.

Quadros vegetais:
Cultivares modernos que são exigentes em nutrientes prontamente disponíveis. Crescem muito (acumulam reservas) produzindo bastante e intensivamente, entre tanto, se tornam muito frágeis aos fungos e bactérias que proliferam em folhas e ramos flácidos e tenros. As pulverizações com fungicidas causam agravamentos pelo efeito das gotículas de água (usada como veículo na pulverização) dando origem à superfície úmida e assim aumenta os danos causados pelos fungos (que dependem de umidade).

Atenção:
Indicado a pessoas idosas rabugentas.

Dinamizações:
3D a 30CH, 100CH, 200CH.

Outras denominações:
Antimonium, Antimonium nigrum, Stibium, Sulphuratum nigrum.

Antídotos:
Calcareacarbonica, Heparsulphur, Sulphur.

Duração:
40 dias.

Antimonium crudum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
A escolha deste remédio é determinada pelos sintomas que se desenvolvem na esfera mental e gástrica. Como o significado da última palavra de seu nome implica, o paciente Ant-c é rude mental e fisicamente. O paciente é um alimentador grosseiro – um glutão, come além da capacidade de sua digestão ou sem discriminação, portanto, os sintomas mentais e cutâneos são devidos ao disturbio gastro-intestinal. 
Produz efeitos grumosos, as fezes são aquosas, contendo grumos, a leucorréia é aquosa, misturada com caroços,  caroços aparecem na pele; as unhas tornam-se espessas, distorcidas e grumosas. Há uma tendência à formação de rachaduras no canto, narinas, ângulos da boca. Mentalmente, o paciente é sentimental à luz da lua e crepúsculo, durante a diarreia e antes da menstruação ou cruz e toque. Produz estranha ausência de dor, onde poderia ser esperada, por exemplo, úlceras de decúbito. É adequado para bebês e crianças, também para idosos e jovens que têm tendência a engordar. Quando os sintomas se repetem, mudam de localidade ou vão de um lado para o outro, elas se repetem a cada cinco, seis ou doze semanas. A gota recua e o estômago é afetado. Sintomas nervosos como inquietação, contrações nos músculos e disposição para iniciar com o menor barulho também são encontrados. Efeitos nocivos do amor decepcionado e erupções suprimidas. Queixas crônicas rastreáveis à supressão de erupções ou úlceras. Anasarca. Marasmo. Problemas para nadar ou cair na água. Artrite reumatoide. Ele está sempre sonolento e cansado.

Piora:
Banho frio, umidade a frio, água fria (na cabeça). Ácidos. Doces. Luar. Levantando-se. Subindo escadas. Tocar. Calor do verão, do sol. Calor irradiado. Excessos. Deboches noturnos, depois de ficar bêbado. Vinagre. Carne de porco.

Melhora:
Ao ar livre, durante o repouso, calor úmido. Deitado.

Mente:
Grande ansiedade sobre seu destino, inclinação para atirar em si mesmo. Cruzamento e apreensivo. Gritos se olhados, tocados ou lavados, esp. crianças. Os adultos são mal humorados, não querem falar com ninguém. Ódio da vida, da comida, do banho etc. Êxtase e amor exaltado. Sonhador, sentimental. Irritado com cada pequena atenção. Amor doente. Tão ocupado consigo mesmo que se esquece de urinar ou defecar, come apenas quando solicitado. Excitabilidade. Meninas e mulheres histéricas nervosas, que são dominadas pela luz suave dos vitrais. Fala em rimas ou versos, taciturno.

Cabeça:
Dores de tomar banho em água fria ou de estômago desordenado, pior doces ou vinhos ácidos, frutas, gorduras, subir escadas. Tendência a tomar frio na cabeça. Peso na testa, com vertigem, náuseas e sangramento nasal. Coceira na cabeça, com queda de cabelo. Dor de cabeça depois de parar coriza.

Olho:
Canthi cru, rachado, vermelho e úmido. Pústulas nas margens das pálpebras, blefarite crônica. Pálpebras vermelhas e inflamadas. Olhar para o fogo causa tosse. Olhos doloridos crônicos de crianças. Fotofobia.

Ouvidos:
Zumbido e surdez. Erupções úmidas ao redor das orelhas. Otorreia. Surdez, como se enfaixada ou deitada sobre uma folha .

Nariz:
Narinas sardas, doloridas e rachadas. Hemorragia nasal, após dor de cabeça. Eczema das narinas. Sensação de frio na inalação.

Rosto:
Sebo ou triste. Espinhas, pústulas e furúnculos no rosto. Erupções com crosta amarela nas bochechas e queixo. Rachaduras nos cantos da boca. Grânulos pequenos, doloridos, cor de mel no queixo.

Boca:
Lingua revestida de branco grosso, como se caiado de branco. Dor de dente em dentes ocos, a dor se estende para a cabeça, pior tocar o dente com a língua, melhor andar ao ar livre. Ranger de dentes, ao dormir na posição sentada. Aftas. Dor de dente antes da menstruação. Espinhas ao redor da boca. Afta. As gengivas sangram facilmente. Gosto amargo. Salivação, sabor salgado.

Garganta:
Muco amarelado muito espesso das narinas posteriores. Voz áspera do uso excessivo. Rouquidão após banho de água fria. Sensação como se um corpo estranho tivesse se alojado, com desejo constante de engolir.

Estômago:
Perda de apetite, com nojo por comida. Sem sede. Desejo por ácidos, picles. Degustação de eructação da ingesta. O alimento deixa um gosto posterior ou causa arrotos constantes. Digestão desordenada facilmente. Vômitos pior, comer ou beber, sem náuseas ou alívio. O estômago é doloroso à pressão. Metástase gotosa para estômago e intestinos. Agua adocicada. Inchaço depois de comer. Criança vomita seu leite em coalhada, após a mamada, e se recusa a mamar depois (Aeth reverso). O apetite não retorna após doença grave. Vômitos com medo, com convulsões, que nada pode parar. Muita vontade de comer, mas sem força para fazer (criança). A carne de porco discorda. O estômago parece estar sempre sobrecarregado.

Antimonium crudum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais: 
O antimônio é um metal que se encontra natabela periódica, entre o arsênico e o bismuto. O Antimonium crudum é o sulfeto de antimônio.

Sensação: 
como irá se decepcionar com o que está ao seu redor, cria um mundo idealizado para si.

Mental/Emocional: 
Existe um sentimento que irá sedecepcionar com os outros e, portanto, sente a necessidade de estreitar seu círculo de relações, de se isolar. Também estão presentes os sintomas do Sulphur de teorizar e fantasiar. Estes se combinam e formam uma pessoa que se limitou e que começa a fantasiar. O paciente acha o mundo ao seu redor tão decepcionante que simplesmente o exclui e evoca um mundo ilusório e ideal no qual começa a viver. O passado, para sua terra natal, para a mulher ideal – a mulher dos seus sonhos. Ele se torna poético e sentimental. A poesia muitas vezes expressa seus desejos interiores. Ele está perdido nessa idealização. A ideia de Antimonium crudum é uma perfeição do real, talvez praticamente impossível, mas fundamentalmente baseada na realidade. Por exemplo, ele pode ficar desapontado no amor e então projetar todas as suas idealizações em outra mulher que se torna a garota dos seus sonhos. Ele não quer enfrentar a realidade das coisas porque a realidade é tão decepcionante que ele pode se tornar suicida. Ele fica sem graça, não quer ser tocado ou abordado, não quer ser olhado ou falado, não gosta de atenção. Ele gosta de solidão e gosta especialmente de ficar sozinho ao luar.

Físico: 
Os sintomas são o desejo de comer demais e o agravamento do mesmo. Ele também tem doenças de vacinação.

Comparações: 
Os remédios do grupo Phosphorus, Arsenicum,Antimonium e Bismuthum excluem os outros e se isolam. Phosphorus sente que não está recebendo atenção suficiente e se sente seguro apenas quando está entre muitos amigos, recebendo muita atenção e amor. Arsenicum vê o mundo como ameaçador e se sente isolado e inseguro; ele se sente seguro na companhia de apenas alguns. Antimonium sente que foi decepcionado e precisa se isolar; ele se sente seguro na companhia de ainda menos pessoas. Bismuto se sente muito sozinho e ficará seguro na companhia de apenas uma pessoa, ou seja, a mãe. Se difere da Cannabis indica ou de outras drogas, porque não cria uma fantasia, mas apenas anseia e cria seu ideal e se torna muito sentimental. Enquanto Cannabis indica fantasia, Antimonium crudum idealiza.

Rubricas:
• Doenças do amor, decepcionado.
• Sentimental ao luar.
• Versos faz.
• Fantasias, exaltação, de.
• Olhada, não suporta ser.
• Raiva quando tocado.
• Disposição suicida.
• Sonhos, país natal.
• Sonha, vendo novamente um antigo colega de escola.

Antimonium crudum

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia: 
Antimonium, Ant. nigrum e Stibium sulph. crudum. Agravação pela água fria interna ou externamente. Caracterizado por uma língua revestida de saburra espessa e branca como leite. Extrema irritabilidade e enfado. A criança não quer que se lhe toque ou encare. Agravação pelo calor do sol ou do fogo e pelo banho frio. A tosse agrava-se, penetrando-se num quarto quente. Sono de dia. Remédio clássico do embaraço gástrico simples. Desordens do estômago por abuso de mesa, sobretudo de pão, pastelarias, ácidos, vinho azedo, indigestões de coisas doces. Arrotos constantes, arrotos com gosto de alimento. Cheio de gases, depois de comer. 
O cheiro da comida provoca náuseas. A criança vomita o leite coalhado e sente logo fome. Reumatismo, no qual a planta dos pés é muito sensível; calos inflamados. Unhas fendidas, quebradiças e disformes. Dores artríticas nos dedos. Dor de cabeça no vertex, por abuso de doces. Rachaduras dos cantos da boca, com crostas e sangrando. Diarreia alternando com prisão de ventre, nos velhos. Diarreia aguda com passagens intermitentes de cíbalos duros. Bom remédio dos gases intestinais e da predisposição aos vermes nas crianças. “É um excelente remédio nesse estado mórbido do canal intestinal que favorece a procriação dos vermes” (DR. RUDDOCK). Hemorróidas, donde emana continuamente um muco semelhante à clara de ovo, que mancha as roupas com grande desagrado do paciente. Retite catarral. Erupções nos órgãos genitais. Urticária de origem gástrica. Blefarite crônica. Impetigo. Ventas rachadas e crostosas. Pequenos furúnculos ou acne em torno da boca e das narinas. Verrugas córneas. Regras suprimidas pelo banho. Leucorréia cremosa. Melhora pelo repouso ao ar livre, e por aplicações quentes. Agrava pelo banho frio.

Ponto de Weihe: 
Na reunião do 1/3 externo com o meio da linha que une a cicatriz umbilical ao ponto de Stannum, lado direito.

Complementares: 
Scilla.

Remédios que lhe seguem bem: 
Calc., Lachesis, Merc., Pulsatila, Sepia e Sulphur.

Antídotos: 
Calc., Hepar e Sulphur.

Duração: 
40 dias.

Dose: 
3ªx à 30.ª, 100.ª e 200.ª.

Dose: 
D6 coloidal em tabletes.

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos