Phatak
Apocynum cannabium
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Este remédio age sobre os órgãos urinários, produzindo diurese e removendo os derrames gotísicos. A ação do coração é deprimida. A digestão é perturbada. É um remédio útil para gotículas gerais, com ou sem doença orgânica. Inchaço de todas as partes do corpo, com urina escassa e suor, sente que se ele pudesse apenas suar ele ficaria bem. As gotículas geralmente são acompanhadas de distúrbios de náusea digestivo, vômitos e grande sede. Sonolência e dificuldade para respirar, podem acompanhar esses sintomas. Na hidrocefalia aguda, a criança fica em estupor, com movimento automático de um braço e perna. Paralisia do lado esquerdo um olho imóvel outro rolando. A fraqueza é marcante. Hidropisia após hemorragia, quinino. Hemorragia uterina. Descargas escassas.
Piora:
Frio, tempo. Bebidas. Descobrindo. Mentindo. Depois de dormir.
Melhora:
Calor.
Mente:
Baixo astral, nervoso e desnorteado. Não consigo pensar. Desmaia quando levantado do travesseiro.
Cabeça:
Dor sem graça. Hidrocefalia, com perda da visão e projeção, testa.
Olho:
Quente e vermelho, como se fosse areia dentro. Um olho imóvel e outro rolando.
Nariz:
Cheio de muco amarelo espesso pela manhã, rapéis de bebês. Leva frio com facilidade.
Rosto:
Inchado pior deitado, passa depois de sentado. Rosto pálido, coberto de suor frio, em diarreia. Seco lábios, boca.
Estômago:
Náusea, com sonolência. Sede, mas água discorda, vomita cada bebida ou alimento de uma só vez, (hidropisia). Sensação de afundamento no buraco do estômago após profusa urina de diabetes insípido. Vômitos urêmicos.
Abdome:
Ascite. Diarreia, com hidropisia, amarelo, indolor, fezes barulhentas e jorrantes. Sensação de ânus aberto e fezes escorrendo.
Órgãos urinários:
Retenção de urina, com paralisia dos membros inferiores. Urina abundante, escasso. Cama molhando em homens velhos.
Masculino:
Pênis e escroto gotisical. Próstata aumentada.
Feminino:
Amenorreia de meninas jovens, com inchaço do abdome e pernas. Hemorragia uterina, sangue expelido em grandes coágulos ou às vezes em estado fluido, no clímax. Tumor ovariano. Tosse durante a gravidez.
Órgãos respiratórios:
Respiração, curta e insatisfatória, difícil. Opressão do peito. Tosse curta e seca, suspirando. Hidrotórax.
Coração:
Pulso lento, esvoaçante, irregular ou intermitente. Regurgitação mitral e tricúspide.
Sono:
Sonolento. Grande inquietação com pouco sono.
Pele:
Áspero, seco. Não pode suar.
Relacionado:
Queixo-a; Nux-v.
Nilo Cairo
Apocynum cannabium
(Cânhamo americano)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Apis hipericafolium, Apis pubescens e Apis siliriam. Pertence às Apocynaceae. Hidropisias, particularmente de origem hepática ou cardíaca (moléstias mitrais), com estômago irritável, sede para grandes quantidades d’água, ainda que a bebida produza mal-estar do estômago e mesmo vômitos. Hidrocefalia. Hemoptise. Metrorragia com grandes coalhos. Mal de Bright (forma gástrica). Útil também para o coma e convulsões da nefrite da gravidez. Ascite. Distensão flatulenta do abdome, logo depois de comer. Fezes aquosas. Diabete com sensação de fraqueza. Diabete insípido. Maus efeitos do alcoolismo; alcoolismo agudo.
Dose:
T. M. (10 gotas 3 vezes por dia) à 3.ªx. Também se usa a Decocção de Apocynum cannabinum uma colheradinha das de chá duas ou três vezes por dia. Entretanto, o DR. MACFARLAN gaba muito este medicamento na 3.ª dinamização contra o Mal de Bright. O DR. F. A. BOERICKE aconselha 20 gotas de decocção três vezes por dia. A mesma dose nas crianças (S. RAUE).