Phatak
Berberis aquifolium
Autor: Dr. S.R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Afeta a pele que se torna seca, áspera, escamosa, com espinhas. Erupções no couro cabeludo estendendo-se ao rosto e pescoço. Acne. Psoríase. Eczema seco. Clareia a tez. Deve ser administrado em tintura-mãe em doses bastante materiais.
Nilo Cairo
Berberis aquifolium
(Uva do monte)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Mahonia aquifolia. Pertence às Berberidaceae. Um remédio da pele. Pele seca, áspera, escamosa. Diz-se que uma gota de T. M. por dia limpa o rosto das espinhas. Enjoo bilioso. Eczema da cabeça; eczemas secos. Psoríase. Cefalalgia hepática. Náusea e fome logo após comer.
Dose:
T. M., 1.ª e 3.ª.
Berberis aquifolium
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Também conhecido como Mahonia, ou uva-espinhosa, é especialmente eficaz em condições de pele e afecções crônicas, como acne, psoríase e eczema seco. Auxilia na estimulação das glândulas e no aumento da nutrição, sendo útil para a recuperação de torpor hepático e condições relacionadas a nutrição deficiente. Utilizado também em casos de sífilis secundária e distúrbios catarrais crônicos.
Relação
Comparar com: Ácido carbólico, Euonymus, Berberis vulgaris e Hydrastis.
Dose
Recomenda-se a tintura em doses moderadas para efeitos adequados.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Berberis aquifolium. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/berberis-aquifolium-boericke/