Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Borax

Borax

Casali

Borax

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o “bórax”, sal químico purificado, retirado da natureza, usado na agricultura na produção de tomate, couve-flor e outros cultivos. É encontrado nas farmácias de manipulação a preço baixo.

Palavras chave:
Pavor (com tonteiras) nas descidas, temor de movimentos descendentes. Aftas. Esterilidade nos animais.

Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso central, mucosa da boca, pele, genitália, vias urinárias.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação das mucosas com tendência a ulcerar, nervosismo, medo de se inclinar afrente, irritabilidade, dismenorreia.

Sinais De Exaltação:
Ilusão de ondas brilhantes.

Sensações: 
Teia de aranha no rosto e nas mãos, água morna escorrendo na vagina, clitóris dilatado e com ferroadas.

Sinais Mentais:
Pensamento agitado, ansiedade ao pensar, pensa nervosamente.

Sinais Emocionais:
Chora diante do elevador e de descidas. Mau humor. Choro assustado à noite quando acorda. Alterna choro com riso.

Sinais Comportamentais:
Grita com dores. Nervosismo com pouco barulho. Grita antes de urinar. Acorda aterrorizada. Aversão a pentear o cabelo. Grita e agarra na cama. Ao se assustar levanta os braços como quisesse segurar algo ou dependurar.

Sinais Subconscientes:
Medo de escorregar e cair. Medo descidas, trovoada, urinar.

Sinais Gerais:
Hipersensibilidade ao barulho. Ansiedade. Vertigem e tonteiras ao ser conduzido de bicicleta, veículos, avião e ao ser balançada. 
Nervosismo, agitação, susto com barulho repentino. Enjoo: descendo de elevador, rampas, escadas. Sonhos voluptuosos. Dificuldade de dormir no calor.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça com enjoo e tremores. Cabelo embaraçado nas pontas. Pestanas se viram adentro. Nariz vermelho brilhante nas mulheres jovens (pode ter ponta ferida ou inchada). Rosto pálido cor de terra. Aftas na boca. 
Boca quente e sensível, gosto amargo. Distensão do abdome. Fezes: soltas, pastosas, mau cheiro. Ao urinar tem ardência na uretra. Dores semelhantes ao parto. Galactorreia. Ao amamentar, dói a outra mama. Menstruação antecipada e volumosa. Dismenorreia membranosa.
Esterilidade feminina. Ao respirar tem fisgadas no peito. Hálito com gosto e cheiro de mofo. Sem fôlego ao subir escadas. Fisgadas de dor na sola dos pés. Dor ardente no dedão do pé, inflamação na extremidade dos dedos dos pés. Eczemas nos dedos (mão e pé) com perda da unha. Frieiras que melhoram sem sapato e sem meia. Pele com vários distúrbios.

Generalidades
Agrava: 
Deitado de bruços, com barulho, inclinado afrente, com cigarro, com calor, após menstruar.

Melhora: 
após 23 h, pressionando o local afetado, com frio. 

Perfil (Criança): 
O pavor das descidas caracteriza essa criança. Medo de escorregar e cair, choram diante do elevador, escada ou brinquedos de subir. 
Acorda à noite e chora assustada. Sofrem com aftas, gengivas inchadas e sangrentas, hálito ruim e forte. Muita caspa e seborreia na cabeça. Cabelos sem trato. Não toleram pentear seus cabelos. Micção dolorosa. Choram ao urinar. Estomatites frequentes. Vertigem e tonteiras nos brinquedos de movimento dos parques ou nos balanços. Grita no colo quando balançada.

Perfil (Adulto):
Vômito, salivação, diarreia, cólica. Afta. Ansiedade extrema. Comportamentos que revelam pavor de descidas e medo de cair. Facilmente amedrontado e assustadiço. Erupções na pele. Irritações e úlceras nas mucosas.

Indicações:
Quadros Comuns

Pele:
Pele seca, enrugada, vesículas (bolhas) com auréola vermelha que supuram (vazam) facilmente com o mínimo de toque.

Conjuntivite:
Inflamação no tecido conjuntivo (envolve os olhos e parte interna da pálpebra).Irritação das mucosas, mucosas enrugadas. Secreção esbranquiçada no nariz, coriza crônica, crostas nas narinas, nariz vermelho brilhante. 
Cabelos com ponta dividida em duas e que embaraçam com facilidade. Erisipela na face (dolorosa) que agrava com contração da pele.

Boca:
Aftas na boca (ardentes e dolorosas), calor na boca, aftas dolorosas e ardentes na língua, estomatite (pequenas feridas que se ampliam, cobertas ou não de branco). Aftas que aparecem rapidamente, aftas que sangram (a criança recusa mamar). Diarreia associada à afta.

Quadros Específicos:
1) Diarreia ardente e fétida de conteúdo viscoso amarelo (geralmente) ou esverdeado. Melhora após evacuar. Desejo de alimentos ácidos, náuseas, inchação abdominal, dores. Emagrecimento com face pálida quando a diarreia persiste.
2) Leucorreia. Metrite (inflamação do útero) aguda ou crônica. Leucorreia com aspecto de clara de ovo, abundante, irritante, escorre na perna. Calor vaginal. Menstruação abundante. Associada ao nervosismo.
3) Dismenorreia. Menstruação adiantada, abundante, dolorosa com contrações no útero, sangue escuro. Agravação pelo movimento. Melhora com pressão forte.
Associação com: nervosismo, agitação. Antes da menstruação tem pulsação cefálica e zumbido no ouvido.
4) Urina. Criança nervosa e agitada. Urina queimante, quente, cheiro forte, micção frequente à noite. Micções urgentes do adulto, dolorosas, com ardência.

Quadros Gerais:
Quadros que agravam com a micção. Ao amamentar a criança grita quando a mãe balança ou inclina afrente. Criança nervosa com disuria (dificuldade dolorosa de urinar), pedra nos rins. Uretrite. 
Inflamação das mucosas irritadas (boca, nariz, intestino, útero, olhos, rins). Aftosa. Boca ferida que sangra facilmente ao comer. Enjoo de viagem. Epilepsia. Dor na mama ao amamentar. Vaginite crônica (2CH). Dificuldade de concepção. Nevralgia intercostal. Erisipela (infecção da pele que fica vermelha/inchada). Caso recente de psoríase. Cólicas abdominais. Inflamação nas pálpebras.

Pleurite:
Inflamação da pleura com dor forte, de fora adentro no pulmão direito (parte de cima).

Quadros animais:
Aftas na boca, cio precoce, vagina com secreção densa, feridas na boca, animais estéreis (complementando os tratamentos de Pulsatilla ou Sepia). 4D, 2CH, 3CH, 12CH, 30CH.

Quadros vegetais:
Plantas com frutos mal formados, com poucas raízes estando as raízes deformadas e superficiais (maior crescimento lateral do que vertical). Baixa fertilidade do pólen, baixa assimilação e menor tolerância a calor. 
Plantas arbóreas com distúrbios de crescimento das raízes (refletidos no crescimento dos ramos e folhas) em solos com horizonte “B” ou “C” compactados ou provocando obstáculo à expansão radicular.

Atenção:
Nos distúrbios de pele tomar por várias semanas. É incompatível com vinagre e ácido acético.

Homeopatias sucessoras recomendadas:
Arsenicum album, Bryonia alba, Calcarea carbonica, Lycopodium clavatum, Nux vomica, Phosphorus, Silicea.

Antídotos:
Chamomilla, Coffea.

Incompatíveis:
Aceticum acidum, Vinum.

Outras denominações:
Borax veneta, Natrum subboracicum, Tinca.

Borax

Autor: Dr. S.R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Afeta as membranas mucosas causando aftas e catarros. As descargas são espessas, quentes e picantes. Excessivamente nervoso, facilmente assustado, sensível a fuídos repentinos. Calor em partes individuais, boca, vagina, palmas das mãos, etc. Dores de picadas ou de tração internas, intercostais, plantas dos pés, etc. Mal nutrido, mole e flácido, crianças. As partes normalmente vermelhas tornam-se brancas. Sensação de teia de aranha, nas mãos, rosto. Pessoas tímidas. Pele e membranas mucosas engelhadas. Inquietação durante a tarde.Emaciação geral. Marasmo. Eructações, quando as partes dolorosas são pressionadas. Favorece a conceção fácil. Bebês cianóticos desde o nascimento. Valioso na epilepsia.

Piora:
Movimento para baixo ou para cima. Ruídos súbitos. Frio, úmido menos descoberto. Fruta. Enfermeiras, crianças. Fumar. Tempo quente. Após a menstruação. Balançar, ser balançado para cima e para baixo.

Melhora:
11 p.m. Pressão. À noite. Tempo frio

Mente:
Nervosa, ansiosa, inquieta, inconstante. Teme movimentos para baixo.Assusta-se com qualquer ruído ou barulho súbito, ou com ninharias. Irritável antes das fezes, alegre e feliz depois. Os bebês choram e gritam, quando mamam, ou antes de defecar ou urinar. Medo de trovões. As crianças acordam, gritam subitamente, agarram-se aos lados do berço, sem qualquer causa aparente. Procura de defeitos. 
Não quer fazer nada. Todos os sintomas mentais são amel. às 11 da noite muda de um negócio para outro, de um quarto para outro. Medo de ser infetado por alguma doença contagiosa.

Cabeça:
Vertigem agg. ao subir escadas ou qualquer elevação. Dor de cabeça, com náuseas e tremores de todo o corpo. Cabeça quente dos bebês. 
Cabelo emaranhado nas pontas, colado, não pode ser separado.

Olhos:
Pálpebras gomosas, crocantes e pegajosas. Vermelhidão à volta dos olhos. Entrópio. Tarsos crus. Pálpebras granulosas.

Orelhas:
Sensíveis aos ruídos mais ligeiros, não sendo tão perturbados pelos mais fortes. Como se o ouvido se abrisse e fechasse.

Nariz:
Coriza acre.Crostas secas no nariz. Nariz vermelho das mulheres jovens. Inchaço vermelho e brilhante do nariz, com sensação de latejamento e tensão. Paragem das narinas alternadamente, com lacrimação.

Rosto:
Pálida, suja .Rosto inchado; azulado em bebês. Ansioso, durante o movimento para baixo. Sensação de coceira. Como se um inseto rastejasse sobre o lábio.

Boca:
Seca, quente e sensível, aftosa, depois de ingerir  alimentos ácidos ou salgados. Língua seca, gretada ou inchada e indentada. Dor de dentes agg. tempo úmido amel. por fumar. Palato, duro e enrugado como se estivesse queimado; dores ao mastigar; enquanto amamenta, em crianças. Gengivas dolorosas. Sabor amargo, mesmo a saliva sapinho (monilíase). Úlceras, sangram ao comer ou ao toque

Estômago:
Eructações, ao pressionar a parte dolorosa. Náuseas ao pensar muito, com tremor do corpo e fraqueza dos joelhos. Desejo de coisas ácidas. Dor na região do estômago, após levantar pesos pontadas que se estende até à parte inferior das costas.
Suor no estômago.Vômitos depois de beber, de muco azedo. Gastralgia, reflexo de problemas uterinos.

Abdome:
Ventre mole, flácido, afundado. Flatulento, distensão após cada refeição. Dor como se a diarreia se fosse instalar. Fezes, tornando-se verdes, ou persistentemente verdes; como amido cozido. Diarreia mucosa e depois fraqueza. Fezes soltas, papudas e com mau cheiro. Fezes finas. Aperto na virilha ao tossir. Puxão do baço para o peito.
Dores agudas nas virilhas antes ou durante a menstruação. Ardor no reto durante as fezes.

Urinário:
Urina quente, acre e picante, de cheiro pungente. A criança grita antes de urinar. Frequente de 10 em 10 ou de 15 em 15 minutos.Pequenas partículas vermelhas na fralda. Nefrite. Cistite.

Homem:
Indiferença ao coito.

Mulher:
Indiferença à coito. Menstruação demasiado cedo, demasiado abundante, acompanhada de cólicas e náuseas. Leucorreia – albuminosa, clara, pastosa quente, com sensação de água quente a escorrer pelas pernas. Dismenorreia membranosa. Sensação de vazio nas mamas, depois de a criança mamar, com pontadas ao comprimir. Quando amamenta, dor no seio oposto. Dores de parto com eructações frequentes. O leite materno é espesso e tem um sabor desagradável. Sensação de distensão no clítoris, com aderência. Esterilidade. Favorece a concepção fácil.

Respiratório:
Dor aguda no peito (intercostal) agravada pela tosse, inspiração, bocejo ou qualquer esforço físico. Falta de ar ao subir escadas; pontadas ao falar. Tosse violenta, expectoração com sangue e bolor. Dor no peito quando deitado de costas, lavado com água fria ou sob pressão. 

Coração:
Sensação de estar do lado direito, e de estar a ser apertado. Bebês cianóticos desde o nascimento. Palpitação violenta.

Pescoço e costas:
Dor nas costas, incapacidade de se inclinar.

Extremidades:
Os membros tremem às 10 horas da manhã. Sensação de teia de aranha nas mãos. Pontadas nas plantas dos pés. Fraqueza nas panturrilhas. Dor no calcanhar. Eczema dos dedos das mãos e dos pés com perda de unhas. Como se água quente escorresse pelas coxas. Palmas das mãos quentes. Comichão nas costas das mãos. Falta de força, especialmente nas articulações.

Pele:
Seca inflama-se facilmente, não cicatriza. Psoríase. Erupções comerciais, nos dedos e nas mãos, eczema com comichão e picadas. Pele murcha e enrugada. Espinhas esbranquiçadas, com aréola. 
Ulcerações nos pés devido à fricção de sapatos ou botas.

Sono:
Sonhos voluptuosos, sonhos de coito. Gritos durante o sono, como se estivessem assustados (crianças). Não consegue dormir por causa do calor excessivo, especialmente da cabeça. Começa a dormir profundamente, como se fosse cair.

Febre:
Fluxos de calor.

Relacionados:
Bell, Bry, Calc, Nux-v, Sul-ac

Borax

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Borax veneta, Natrum subboracicum e Tinca. Aftas. Estomatite aftosa. Boca ferida, sangrando facilmente ao comer ou ao tocar. (Não se deve dar o remédio em substância). Enjoo em viagem ou de elevador, quando desce.Excessivamente nervoso ao menor ruído. Temor do movimento de descida; quando se desce uma escada ou do cavalo, ou se tenta deitar a criança, ou se embala, ela grita e manifesta grande medo e agitação. De muito valor na epilepsia. Alternância de choros e risos. Margem dos olhos inflamada. Entropion e ectropion. Triquíase. Nariz vermelho luzente das moças. A criança urina frequentes vezes e grita antes de urinar. Medo à noite, nas crianças. A mais ligeira escoriação supura facilmente. Erisipela; a face sente como se tivesse teias de aranha. Psoríase; casos recentes. Principal remédio da Ptiríase. Cólicas abdominais. Borborismos. Esterilidade; favorece a concepção. Gastralgia dependente de afecções uterinas. Secreções correm com sensação de água quente. Leucorréia profusa e albuminosa como amido. Regras abundantes e dolorosas. Vaginite crônica, na 2.a trit. x. Dismenorréia membranosa. Galactorréia das amas de leite. Dores no seio que não está amamentando. Nevralgia intercostal.

Ponto de Weihe:
Linha paraesternal direita, 1.° espaço intercostal.

Remédios que lhe seguem bem:
Ars., Bryo., Calc., Lycop., Nux., Phosph. e Silicea.

Inimigos:
Acet.-acid e Vinum.

Antídotos:
Chamomilla e Coffea.

Externamente:
Diluído em água fervida morna, nos pruridos.

Dose:
3.ªx à 5.ª ou 30.ª. Não use vinho e tampouco vinagre.

Duração:
30 dias.

Borax

Autor: Boericke

Livro:  Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Borax veneta, ou borato de sódio, é indicado principalmente para distúrbios gastrointestinais e sintomas nervosos, particularmente em crianças. Apresenta ação relevante no tratamento de ansiedade extrema, especialmente ao descer escadas ou em movimentos descendentes. Atua eficazmente em casos de aftas, úlceras mucosas e sintomas associados a transtornos menstruais e respiratórios. Possui propriedades úteis na redução de aftas e problemas respiratórios, como tosse seca e pleurodinia. É indicado para psoríase e eczema.

Relação
Incompatível com ácido acético, vinagre e vinho. Seus antídotos incluem Chamomilla e Coffea. Comparar com medicamentos como Calcarea carbonica, Bryonia, Sanicula e Sulphuricum acidum.

Dose
Utilizar entre a primeira e terceira trituração. Para doenças de pele, é indicado o uso prolongado. Em casos de rouquidão, dissolver um pequeno pedaço de bórax na boca para alívio rápido.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS, George. Borax. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/borax-veneta-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos