Casali
Botulinum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com carne de porco bastante estragada.
Palavras chave:
Intoxicação alimentar com paralisias e sufocação
Indicações:
Paralisia progressiva dos olhos repentinas ou não, começando pelos cílios causando cegueira e seguida por ptose da pálpebra e estrabismo (diplopia, ambliopia, midríase). Paralisia na faringe e no esôfago. Prisão de ventre crônica com paralisia do intestino. Envenenamento com alimentos. Intoxicação com enlatados. Dificuldade de respirar e sufocação. Fraqueza no andar com insegu rança ao dar os passos, cambaleando, com tonteira, com voz grossa repentina, com cãibra no estômago, fraqueza dos músculos do rosto.
Dinamizações:
6 a 30CH, 100, 200C, 1000C.
NIlo Cairo
Botulinum (Nosódio)
Toxina diluída do bacilo botulinico
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Paresia bulbar. Ptose palpebral. Visão dupla. Dificuldade no respirar e no engolir. Fraqueza no andar. Andar de cego em estado vertiginoso. Constipação de ventre.
Dose:
30.ª, 100.ª e 200.ª.
Botulinum
Autor: Boericke
Livro: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
A toxina botulínica (Botulinum) é usada em homeopatia para tratar sintomas associados a intoxicação alimentar grave e paresia bulbar. Os sintomas incluem fraqueza muscular, principalmente nos músculos faciais, resultando em expressão facial inexpressiva. Outros sintomas comuns são visão turva ou dupla, ptose (pálpebra caída), dificuldade para engolir, respiração ofegante e sensação de asfixia. A condição causa fraqueza nas pernas, tontura e desequilíbrio ao caminhar (“cambaleio cego”), além de espessamento da fala e cólicas estomacais. Constipação severa também é um sintoma frequente.
Dose
Potências mais altas são recomendadas para o tratamento homeopático.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS, George. Botulinum. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/botulinum-boericke/