Casali
Causticum
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é complexa destacando-se: cal e bissulfato de potássio. A patogenesia tem duas fases.
Na primeira fase (curta) dos sinais:
Excitação espasmódica do sistema nervoso e dos músculos, irritação cutânea, irritação das mucosas.
Na segunda fase (demorada e progressiva):
Reumatismo articular, depressão nervosa com paresia e tendência a paralisias.
Palavra chave:
Paralisia de funções, covardia, tirania, fingimento, comportamento de ditador. Animais com paralisia.
Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso (central, vegetativo, periférico), mucosa (faringe, laringe), músculos, articulações, pele, bexiga.
Patogenesia:
Sinais Funcionais
1º Fase:
Excitação do sistema nervoso e dos músculos com espasmos. Irritação tipo herpes ou vesicular da pele. Irritação com formação de catarro das mucosas (brônquios, digestórias, genitais) com sensação de queimação e esfolamento
2º Fase:
Enfraquecimento do sistema nervoso cérebro-espinhal acompanhado de paresia, evoluindo ou não à paralisia. Desnutrição do organismo. Formação de verrugas ou de tecidos fibrosos associadas a reumatismo deformante nas articulações.
Sinais De Exaltação
Sensações:
Tremor na cabeça, tendões curtos, acontecer algo mal, fazer outra coisa mais importante, estômago queimar, laringe e traqueia em carne viva com dores, constante de ter esquecido algo, desgraça, haver escuridão na cabeça, temor dentro do coração. Ilusão de ver caras, fantasmas, insetos pretos (ao fechar os olhos).
Sinais Mentais:
Lentidão mental na aprendizagem. Confusão mental. Mentalmente limitado ao posicionar e ao tomar decisão. Embotamento mental. Compreende perguntas só depois da repetição. Esgotamento mental. Pensamentos de morte. Dificuldade de raciocinar. Aversão a atividades intelectuais.
Sinais Emocionais:
Melancólico ao anoitecer. Chora dormindo. Descontente consigo mesmo. Desespero por amores não correspondidos com origem nas imposições masculinas ou nos caprichos femininos.
Sinais Subconscientes:
Medos: escuridão, estranhos, infortúnio, crepúsculo, anoitecer, cachorro, ruídos após comer, fantasma, algo vai acontecer, morte súbita.
Sinais Comportamentais:
Torna-se tirano após provocar pena e compaixão. Comportamento: desconfiado, censurador, crítico, colérico. Dorme durante o diálogo. Idiota antes do ataque epiléptico e choroso após convulsões. Sem inclinação ao trabalho. Recusa tratamento mesmo muito enfermo. Comporta-se como: frágil, coitadinho, desprotegido, ciumento, inseguro, medroso de tudo (depois torna-se ditatorial sutilmente). Timidez extrema (mas por covardia). Finge estar ofendido visando se impor. Hipocondríaco fingido. A covardia dita seu comportamento. Desatento. Ditador pelo suborno. Maneja taticamente sua agressividade mas é covarde. Sonolência. Não pode se posicionar. Incapaz de manifestar sua agressividade direta e honestamente.
Sinais Gerais:
Ansiedade de ter feito algo errado ou de esperar algo ruim. Sonhos ansiosos, de brigas e históricos (épicos). Dificuldade de dormir. Confrontos em razão de sua covardia e de sua fragilidade. Erros ao falar e escrever.
Sinais Físicos:
Paralisia no rosto. Artrite deformante. Inflamação na bexiga. Micção involuntária. Cãibras dos dedos. Cistites. Constipação com dificuldade de defecar. Perda da voz. Cólica menstrual. Pálpebras pendentes. Paralisia localizada: face, língua, pálpebra. Paralisia especialmente do lado direito. Palpitações ao anoitecer.
Generalidades
Agrava:
Com ar frio, vento frio, dias ensolarados, com trepidações.
Melhora:
Com chuva, dias úmidos, calor da cama.
Perfil (Criança E Adulto):
É medrosa, chantagista e covarde. Finge ser coitadinha e dependente. Provoca compaixão e culpa nas pessoas ao redor e domina a situação. Exerce poder como adoecida (portanto nunca se cura). Muda estratégias mas se impõe (inclusive via insinuações). Manifestações crônicas de paralisias físicas tal como paralisou no amor e no respeito pelos semelhantes ou pela coletividade.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Digestório – Dispepsia ácida com queimação gástrica agravada por café (melhora com bebida quente). Cãibra no estômago, eructações ácidas (refluxo de líquido estomacal). O apetite é saciado rapidamente, tem sede e sonolência após refeições. Com flatulência fétida (5CH a 9CH).
Observação: Não dispondo de sintomas mentais analisar o comportamento.
B) Laringe – Laringite catarral com tendência a paralisia das cordas vocais. Sensação de ferida na laringe ao ar frio. Agravação da laringe de manhã com ar frio e vento seco. Melhora com calor e umidade. Voz baixa e grave quando a laringe é afetada. Tosse seca com dor na laringe que piora ao beber água fria. Pode ocorrer coriza com muco espesso (6CH a 9CH).
Observação: Indagar sobre os distúrbios mentais.
C) Traqueia – Fraqueza, sensação de ferida na traquéia (principalmente quando tosse). Tosse seca, rouca e com dor (principalmente à noite). Agrava ao expirar e inclinado afrente. Melhora bebendo água fria. Dificuldade de expectoração. Piora com frio seco e melhora com calor. Obstrução brônquica, tosse que provoca dor nos quadris. Fraqueza ao ponto de engolir as secreções por ausência de força para expulsar. Dispneia com inspiração difícil (com sensação de constrição do peito e estrangulamento na laringe). Dor nos músculos do tórax (6CH a 9CH).
Observação: Verificar se a presença dos sinais traz ganhos afetivos.
D) Articulações – Dores reumáticas crônicas nas articulações, nos tendões estendendo aos músculos. Tendência a rigidez deformante. Piora com frio seco e ao ar livre. Melhora com calor (inclusive da cama e com agasalho). Sensação de tensão e encurtamento dos tendões, rigidez muscular. Agitação noturna (7CH a 30CH).
Observação: Verificar se o quadro é “manipulado” pelo paciente.
E) Paralisias e Paresias.
E1) Paralisia nos órgãos de pessoas desvitalizadas e deprimidas (geralmente magras e friorentas). Cordas vocais: com afonia ou voz baixa e grave. Intestinos: com necessidade de muito esforço no defecar causando tonteiras, defecar em pé fica mais fácil; fezes duras e pequenas, laminares, gordurosas, com muco, hemorróidas dolorosas.
E2) Propensão a ter paralisia na face após exposição ao frio seco.
E3) Outros sintomas de paralisia. Nos extensores, sem dores ou com contração dolorosa dos tendões nas pernas das crianças provocando quedas, atraso na passagem “do engatinhar ao caminhar”. Músculos oculares e nervo ótico causando menor visão, vista turva, lacrimejamento irritante, campo visual com pontuações luminosas ou pretas.
Pode causar ptose (pálpebras fracas fechando parcialmente os olhos, queda das pálpebras). Na bexiga, no esfíncter (músculo circular que fecha o canal) causando desde incontinência urinária até micção difícil acompanhada de tosse, espirros. Na mucosa da uretra causando insensibilidade (o organismo não percebe se está urinando), micção errática, retenção da bexiga, estendendo a paralisia até o intestino reto (7 a 30CH).
Observação: Analisar o comportamento enquanto tentar diminuir a intensidade das paresias e paralisias
F) Depressão com paresia – Depressão com tristeza, pessimismo, desconfiança, ansiedade, apreensões (à noite e em locais escuros), sensibilidade ao frio seco.
Piora com: frio seco, atividade mental, pensamento na sua doença, tomando café.
Melhora: deitando e com calor (7CH a 30CH).
Observação: Verificar se está havendo domínio da situação pelo(a) adoecido(a).
Quadros Específicos:
Fraqueza do miocárdio (músculo do coração).
Rigidez corporal:
Nuca, pescoço, costas, pés e mãos causando alienação. Contração dos tendões. Sonolência após refeições com insônia noturna (com agitação nas pernas). Tonteiras (sensação que vai cair de frente ou de lado). Dores de cabeça com perturbações visuais, zumbido no ouvido e surdez parcial. Faringite com muco espesso que é engolido por ser difícil expulsar. Lábio inferior com orla azulada, orelhas vermelhas e ardentes, córnea opaca, músculos com tremores, desejos (cerveja, condimentos e carne defumada), aversão a doce. Medo do escuro. Catarata em pessoas fracas, magras, idosas (6CH ou 7CH). Irregularidade nas menstruações (5CH a 12CH). Verrugas em pessoas magras e fracas. As verrugas se localizam debaixo das unhas, no nariz e nas sobrancelhas. Velhas cicatrizes crescidas, com quelóides (inchação) sendo largas, achatadas pediculadas ou não, dolorosas. Erupções herpéticas ou vesículas com pústulas incomuns e indefinidas que aparecem frequentemente no couro cabeludo, atrás das orelhas, nos cantos da boca, nas dobras das articulações, nos mamilos e no calcanhar. Eritema perianal (5CH ou 6CH).
Observação: Analisar os sintomas mentais surgidos após supressões de sintomas físicos. Sintomas causados por choques morais prolongados e com muitos distúrbios internos causados por supressões de sinais ou de exonerações da pele. Em menor escala, nos efeitos remotos das queimaduras e traumas diversos ou cirurgias. A urina flui involuntariamente: ao tossir, ao assoar o nariz, ao andar e até ao respirar. Indivíduos tímidos, tristes, melancólicos, acuados ou reprimidos. Epilepsia menstrual que acontece na puberdade. Epilepsia com tremor e suor na cabeça. Antigas cicatrizes e feridas que doem e são reabertas. Micção involuntária por paralisia da bexiga. Enurese noturna. Cistite. Esfoladura e dor nas mucosas principalmente com ardor. Rouquidão ou perda de voz que se repetem cronicamente. Paresias e paralisias de órgãos e membros isolados, da face (geralmente à direita). Coreia paralítica com dificuldade de falar e de estender a língua. Nevralgia facial com mudanças do tempo. Crianças que demoram a andar. Reumatismo crônico no maxilar inferior. Cãibras dos escritores e digitadores.
Quadros Animais:
Paralisias nos nervos da cabeça e da bexiga. Animais recémparidos que não conseguem mamar (por não sugarem ou não engolirem). Esfíncter da bexiga inflamada. Verruga dura ou com pus. Micção com fluxo pulverizado (2CH, 3CH, 6CH, 4D, 12D, 12CH, 30D). Reprodutores com mais idade, quadros de juntas deformadas, paralisias de membros, inquietações noturnas, fraquezas e emagrecimento (4D a 5CH).
Quadros Vegetais:
Ulcerações dos frutos nas partes que estão com os tecidos expostos, logo após a colheita. Hastes, folhas recém colhidas com suscetibilidade ao ar frio (câmaras frias) e aos locais com pouca luminosidade.
Atenção:
Paralisias inclusive das atividades de consciência e de coletividade. Egoísmo excêntrico. Comportamento de vampiro mental. Usar dinamizações altas. Nos distúrbios mentais crônicos e havendo paralisia indicar dinamizações mais altas edoses repetidas (no mínimo duas vezes por semana). É usado como psórico, antissicótíco, antiluético.
Homeopatias que Complementam:
Petroselinum sativum, Carbo vegetabilis.
Homeopatias Sucessoras:
Antimonium tartaricum, Arumtriphyllum, Colocynthis, Calcarea carbonica, Kali iodatum, Lycopodium clavatum, Nux vomica, Pulsatilla nigricans, Rhus tox, Sulphur, Ruta, Sepia, Silicea, Stannum.
Homeopatias incompatíveis:
Aceticum acidum, Sulphur, Phosphorus.
Antídotos:
Asa foetida, Colocynthis, Dulcamara, Guaiacum.
Duração:
50 dias.
Dinamizações:
5CH a 30CH, 200C, 500C, 1000C.
Nas doenças crônicas 30C a 100C ou 200C duas vezes por semana.
Outra Denominação:
Causticum hahnemanni.
Phatak
Causticum
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
A composição química do Causticum ainda é incerta, embora seja considerado hidrato de potássio ou potassa cáustica. É um ótimo remédio policresto, atuando nos nervos, motores e sensoriais e nos músculos voluntários e involuntários; da bexiga, laringe e membros. Fraqueza; progressivo; perda de força muscular, causando incerteza crescente de controle sobre os músculos, terminando finalmente em paralisia de órgãos ou partes individuais. Paralisia da exposição ao frio, pós-diftérica; de chumbo. Afecções reumáticas crônicas causam contração de tendões e deformidades nas articulações. As dores estão rasgando, puxando, queimando, da parte agarrada à mão. Dor, crueza. Tremores, convulsões, coreia, em meninas nervosas pioram durante a menstruação. Espasmos simpáticos, espasmos, sobressaltos e inquietação são outros sintomas característicos. Cãibras aqui e ali. Emagrecimento; devido a doença, medo, preocupação, tristeza e doença de longa duração. As crianças demoram a aprender a falar e a andar. Anestesia. Epilepsia, corre em círculos e depois cai; na puberdade. O paciente é suscetível ao frio e ao calor. Articulações rígidas. Adapta-se a pessoas senis debilitadas e desgastadas ou a pessoas de fibra rígida e de tez escura. Inquietação à noite, esp. as pernas estão constantemente em movimento. Efeitos nocivos de queimaduras e queimaduras, medo, tristeza, preocupação, tristeza, vigília noturna. Úlceras maltratadas com chumbo. Verrugas. A água fria tonifica a paralisia. Fissuras; da menor provocação, sobre as asas do nariz, lábios, ânus, etc.Movimento de coito; coréia. Desajeitado para falar, mastigar, andar. Efeitos mentais; convulsões, de erupções suprimidas. Como se água fria corresse da clavícula até os dedos dos pés. devido a doença, medo, preocupação, tristeza e doença de longa duração. As crianças demoram a aprender a falar e a andar. Anestesia. Epilepsia, corre em círculos e depois cai; na puberdade. O paciente é suscetível ao frio e ao calor. Articulações rígidas. Adapta-se a pessoas senis debilitadas e desgastadas ou a pessoas de fibra rígida e de tez escura. Inquietação à noite, esp. as pernas estão constantemente em movimento. Efeitos nocivos de queimaduras e queimaduras, medo, tristeza, preocupação, tristeza, vigília noturna. Úlceras maltratadas com chumbo. Verrugas. A água fria tonifica a paralisia. Fissuras; da menor provocação, sobre as asas do nariz, lábios, ânus, etc. Movimento de coito; coréia. Desajeitado para falar, mastigar, andar. Efeitos mentais; convulsões, de erupções suprimidas. Como se água fria corresse da clavícula até os dedos dos pés. devido a doença, medo, preocupação, tristeza e doença de longa duração. As crianças demoram a aprender a falar e a andar. Anestesia. Epilepsia, corre em círculos e depois cai; na puberdade. O paciente é suscetível ao frio e ao calor. Articulações rígidas. Adapta-se a pessoas senis debilitadas e desgastadas ou a pessoas de fibra rígida e de tez escura. Inquietação à noite, esp. as pernas estão constantemente em movimento. Efeitos nocivos de queimaduras e queimaduras, medo, tristeza, preocupação, tristeza, vigília noturna. Úlceras maltratadas com chumbo. Verrugas. A água fria tonifica a paralisia. Fissuras; da menor provocação, sobre as asas do nariz, lábios, ânus, etc. Movimento de coito; coréia. Desajeitado para falar, mastigar, andar. Efeitos mentais; convulsões, de erupções suprimidas. Como se água fria corresse da clavícula até os dedos dos pés. e de doença de longa duração. As crianças demoram a aprender a falar e a andar. Anestesia. Epilepsia, corre em círculos e depois cai; na puberdade. O paciente é suscetível ao frio e ao calor. Articulações rígidas. Adapta-se a pessoas senis debilitadas e desgastadas ou a pessoas de fibra rígida e de tez escura. Inquietação à noite, esp. as pernas estão constantemente em movimento. Efeitos nocivos de queimaduras e queimaduras, medo, tristeza, preocupação, tristeza, vigília noturna. Úlceras maltratadas com chumbo. Verrugas. A água fria tonifica a paralisia. Fissuras; da menor provocação, sobre as asas do nariz, lábios, ânus, etc. Movimento de coito; coréia. Desajeitado para falar, mastigar, andar. Efeitos mentais; convulsões, de erupções suprimidas. Como se água fria corresse da clavícula até os dedos dos pés. e de doença de longa duração. As crianças demoram a aprender a falar e a andar. Anestesia. Epilepsia, corre em círculos e depois cai; na puberdade. O paciente é suscetível ao frio e ao calor. Articulações rígidas. Adapta-se a pessoas senis debilitadas e desgastadas ou a pessoas de fibra rígida e de tez escura. Inquietação à noite, esp. as pernas estão constantemente em movimento. Efeitos nocivos de queimaduras e queimaduras, medo, tristeza, preocupação, tristeza, vigília noturna. Úlceras maltratadas com chumbo. Verrugas. A água fria tonifica a paralisia. Fissuras; da menor provocação, sobre as asas do nariz, lábios, ânus, etc. Efeitos mentais; convulsões, de erupções suprimidas. Como se água fria corresse da clavícula até os dedos dos pés.
Piora:
Frio seco ou ar puro. Ventos. Rascunhos. Extremos de temperatura. Inclinando-se.
Erupções suprimidas. Café. Gorduras. 3-4 da manhã ou noite. Esforço. Mudança de clima. Depois das fezes. Movimento de carruagem. Crepúsculo. Escuridão. Tomando
posse de qualquer coisa. Coisas amargas. Tomar banho no rio no verão.
Melhora:
Bebidas frias (mesmo geladas). Tempo úmido úmido. Lavando. Cordialidade; de cama. Movimento suave.
Mente:
Desesperado, desanimado, quer morrer. Sem ambição. Fadiga mental. Pressentimentos ansiosos piores no crepúsculo. Reticente. Mais simpático. Criança não quer ir para a cama sozinha; menos coisa o faz chorar. Pensando em reclamações
piores eles esp. hemorróidas. Chora, ri; coréia. Ri antes, com ou depois dos espasmos. Consciente como se tivesse cometido algum crime. Tristeza. Humor de lamentação. Desconfiado, desconfiado; distraído. Olha para o lado negro. Falta controle, equilíbrio. Spoonerisms (dislexia), confunde letras e sílabas. Vexado com
preocupações de negócios.
Cabeça:
Comoção indolor em toda a cabeça. Sensação de espaço vazio entre a testa e o cérebro, melhor aplicação quente. Para lá e para cá ou movimentos de aceno, ou virar para a direita. Couro cabeludo tenso. Pontos nas têmporas em esforço mental. Náuseas e vômitos ou cegueira durante a dor de cabeça, então paralisia. Vertigem: durante o sono; à noite; de manhã, deitado, ao se curvar; na menstruação; olhando pra cima. Pequenos nódulos redondos e macios no couro cabeludo ou na glabela.
Olhos:
Faíscas e manchas escuras diante dos olhos. Paralisia de uma pálpebra (à direita). Pálpebras pesadas e caídas. Ptose. Fraqueza dos músculos retos diplopia olhando
melhor para a direita. Dor ocular contínua com inclinação para tocar e esfregar os olhos, o que parece aliviar a pressão nele. Visão obscurecida por gaze, ao assoar o nariz. Os objetos parecem grandes. Profusas lágrimas ácidas. Catarata. Revirar
os olhos; epilepsia. As pálpebras tremem. Verrugas nas sobrancelhas. Fissuras em canthi. Os olhos permanecem abertos, sem piscar; paralisia.
Ouvidos
Tocando, rugindo, pulsando, com surdez. Palavras e passos ressoam nos ouvidos. Queimando nos ouvidos, eles ficam vermelhos. Muita cera de ouvido suja; marrom. Doença de Ménière. Descarga purulenta pegajosa espessa.
Nariz:
Coriza com rouquidão. Espinhas na ponta do nariz. Velhas verrugas. Espirros pela manhã. Corrimento espesso amarelo ou amarelo-esverdeado. Hemorragia nasal, durante espasmos.
Face:
Prosopalgia melhor água fria. Paralisia facial (à direita) pior abertura da boca. Dor na mandíbula, não consegue abrir a boca. Rosto amarelo, aparência doentia. Cãibras nos lábios. Parece peludo. Erupção em.
Boca:
Morde a parte interna da bochecha durante a mastigação. Paralisia da língua, com fala indistinta, as palavras parecem saltar. Inchaço na raiz da língua. As gengivas
sangram com facilidade. Abscesso recorrente em gengiva, fístula dentária. Gosto gorduroso. Gengivas esponjosas, recuando. Dentes; sinta-se solto, alongado; dor; pior de frio ou calor. Inchaço do lado interno da bochecha; ou endurecimento. Língua; vermelho no meio, lados revestidos. Vesículas dolorosas na ponta.
Garganta:
Incitando a engolir continuamente como se a garganta fosse muito estreita. Engole pelo caminho errado, ou sai pelo nariz. Os sintomas da garganta pioram ao se curvar.
Dificuldade em engolir, devido à paralisia da garganta; incapaz de expelir o muco, engole-o. Raspagem, queimação, dor na garganta.
Estômago:
Gorduroso, paladar, eructações. Waterbrash (Agua brava), salgado. Aversão a doces. Parece que o limão está queimando no estômago. Dor no estômago de água gelada. Sensação de bola subindo na garganta. Vômito azedo seguido de eructações azedas. A carne fresca causa náusea; carne defumada concorda. Sente fome, mas o apetite desaparece ao ver a comida ou ao pensar ou cheirar, durante a gravidez. Vômito de
sangue à noite. Dispepsia ácida.
Abdome:
Alargada em crianças. Cólica, espasmódica. A dor irradia para as costas e para o peito, melhor dobrando-se duas vezes, pior menos comida. Fezes; duro, duro, coberto de muco, brilha como graxa, macio e pequeno, do tamanho de uma pena de
ganso. As fezes passam facilmente quando estão de pé. Cãibras no reto ao se inclinar, com desejo de urinar. Prolapso do ânus ao tossir. Coceira no ânus melhor água fria. Pequenas pústulas duras ao redor do ânus. Grandes pilhas que impedem as fezes pioram ao andar, ficar de pé e ao pensar nelas. Fístula; com pulsação e dor no períneo. Reto insensível a fezes sólidas. Diarréia de frio. Inchaço doloroso do
umbigo. Constipação, com urgência frequente e ineficaz.
Órgãos urinários:
Paralisia da bexiga, por longa retenção de urina e conseqüente incontinência (como durante o sono ou em meninas em idade escolar) passagem involuntária de urina ao tossir, andar, assoar o nariz, espirrar. Retenção de urina; após o trabalho de parto, após operações cirúrgicas. Queimação na uretra ao urinar, pior após o coito. A urina escorre ou passa lentamente. Insensibilidade da uretra durante a passagem da urina. A urina passa melhor sentada. Fazer xixi na cama, durante o primeiro sono, à noite. Urina; preto, nublado, branco. Coceira no meato.
Macho:
Aumento do esmegma sobre a glande. Sêmen sangrento, durante o coito. Manchas vermelhas no pênis. Dor machucada nos testículos.
Fêmea:
Aversão ao coito. Menstruação; fluxo apenas durante o dia; com coágulos; escassa, com prosopalgia. Leucorréia; profusa, flui durante a noite, com grande fraqueza.
Inércia uterina durante o trabalho de parto. Ardência no pudendo após a micção. Mamilos; dolorido, rachado, cercado de herpes. Leucorréia com cheiro de menstruação. Desaparecimento do leite; de fadiga, vigília noturna ou ansiedade.
Dismenorreia, com dores lancinantes nas costas e coxas. Ansiedade, tristeza e fraqueza durante a menstruação. Sonhos durante a menstruação. Menstruação
atrasada e abundante. Dor em picada abaixo da mama esquerda; dismenorreia. Coceira violenta nas mamas em mulheres que amamentam.
Órgãos respiratórios:
Afonia; ou rouquidão; com dor no peito; pior sou, de alto falantes, cantores pior abaixados, melhor falando. Tosse, oco, duro, seco, durante a gravidez, de cócegas na garganta ou laringe; incessante, seco, noite e manhã; pior curvado, calor da cama, ar frio, melhores goles de água fria. Não consegue tossir suficientemente fundo; expectoração; desliza para trás novamente; escasso; gorduroso, pegajoso, como espuma de sabão, deve ser engolido. Dolorido na laringe. Peito dolorido, colete parece apertado. Respiração curta, antes de tossir. Ronronando no peito. Vagando dores no peito melhor pressão, pior espirros. Dor na laringe pior assoar o nariz. Respiração opressiva ao falar e caminhar. Aperto ou raspagem no peito.
Coração:
Palpitação, com dor no peito, queimação e langor.
Pescoço e costas:
Rigidez no pescoço ou nas costas ao se levantar de uma cadeira. Pescoço rígido, mal conseguia mover a cabeça. A dor nas costas vai para a frente ou para as coxas. Dor na coluna pior deglutição. Dor nos quadris pior tosse. Torcicolo. Dores contundentes e lancinantes ao redor do cóccix. Cãibras na região lombar e nádegas.
Extremidades:
Sensação de paralisia na mão direita, com paralisia da língua. Paralisia do deltóide, não pode levantar a mão para a cabeça. Tremor de mãos. Cãibra do escritor. Dormência das mãos. Plenitude de mãos ao agarrar qualquer coisa. Estourando nas pontas dos dedos; verrugas. Cãibras nas panturrilhas, pés, dedos e tendão de Aquiles. Caminhada instável e queda fácil, de crianças. Tornozelos fracos. Rasgando dor reumática nos membros melhor calor; de cama. Rachaduras e tensão nos joelhos. Disposição para esticar, dobrar ou estalar as articulações. Rigidez na cavidade dos joelhos, pior sentado melhor continuou andando. Queimação nas articulações. Tendões contraídos. Torção e espasmos nos membros; coréia.
Artrite deformante. Rachaduras nos joelhos pior andando e descendo. Pernas inquietas à noite. Dor como choques elétricos, nas pernas. Não pode ficar sobre os
calcanhares. Panarício de dedos grandes. (O panarício é uma inflamação supurativa (por vezes com formação de pus), da pele e tecidos moles dos dedos das mãos ou dos pés. Mais frequentemente localiza-se na falange distal na região periungueal (à volta da unha) )
Pele:
Rachaduras, úlceras. Dor nas dobras da pele. Verrugas; decadente, grande,
irregular, sangrando facilmente, ulcerando; na ponta dos dedos, nariz, pálpebras, sobrancelhas. Coceira. Queimaduras profundas e seus efeitos. As cicatrizes reabrem. Pele propensa a intertrigo durante a dentição.
Dormir:
Movimentos frequentes de braços e pernas durante o sono. Ri e chora durante o sono. Muito sonolento, mal consegue ficar acordado. Bocejar e se alongar. Insônia noturna com calor seco, inquietação. Acorda com o menor ruído. Bocejar; ao
ouvir ou prestar atenção aos outros.
Febre:
A frieza não é melhor pelo calor. Suar por volta das 4 da manhã; profusa, com leve esforço, ao ar livre. Calor das 18h às 20h Frio; lado esquerdo, da parte doente, com dor. Ondas de calor seguidas de frio.
Relacionado:
Géis, Kali-b, Fos, Rus-t, Sépia
Complementar:
Carb. v; Grap; Lach; Stan; Stap.
Sankaran (Resenha)
Causticum
Autor: Rajan Sankaran
Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas
Informações gerais:
Causticum pertence à família Kali.
Miasma:
É um remédio sicótico.
Sensação:
O principal sentimento no Causticum é ser o responsável em cuidar do grupo ou da família, mesmo que não oqueira. Está enfrentando a ameaça de fora e, para enfrentá-la, exige que todo o grupo lute junto. Sendo o membro mais forte do grupo, aquele que é mais capaz de lutar. Considera uma ameaça a qualquer membro desse grupo uma ameaça a si mesmo. Se ele não impedir a ameaça, ela afetará todo o grupo e causticum ficará enfraquecido. A situação de Causticum é de uma família onde o marido está morto e a esposa tem que cuidar sozinha dos filhos. Aqui ela é o membro mais forte de seu grupo – sua família. Por isso, ela fica muito preocupada quando há algum problema com algum membro da família, por exemplo, quando uma criança adoece ou se atrasa para chegar em casa. Os dois sentimentos mais importantes em Causticum são: “Ansioso pelos outros” e “Medo de que algo aconteça”. Curiosamente, Causticum é um dos poucos remédios listados em “Medo de cães”. Também pode ser a situação de um homem que é o único membro educado em um grupo de trabalhadores analfabetos que a administração está pressionando injustamente. Todo o grupo tem que lutar e se algum trabalhador for ameaçado, esse homem fica ao lado e luta por ele. Isso acontece porque se não o fizer e alguma coisa acontecer com o trabalhador, o grupo como um todo é ameaçado em seguida. Ele, sendo o membro mais forte daquele grupo, tem que cuidar do resto do grupo e fica muito preocupado se alguém estiver com problemas. A força dele está na força do grupo que também cuida dele. Comparações: Como o Causticum, o Nitric acid também é muito simpático e ambos vêm de uma situação semelhante. A única diferença é que Nitric acid o está travando uma batalha muito dura com um inimigo. Não é apenas lutar contra a injustiça como Causticum, mas uma longa e implacável batalha contra uma pessoa que o prejudicou. Para esta batalha ele precisa do apoio de todos os seus amigos. Portanto, o Nitric acid é muito simpático a todos os seus apoiadores. Ele é solidário condicionalmente, ou seja, se você for amigo dele, ele é simpático. Assim que você o ofender, ele o matará. O terceiro remédio listado como simpático é o Phosphorus e o único remédio listado em três marcas. Existe uma espécie de egoísmo por trás da simpatia que tanto o Causticum quanto o Nitric acid sentem. Eles ganham com sua simpatia, enquanto o Phosphorus é genuinamente simpático. Por ser simpático, Causticum está ansioso pelos outros, enquanto Phosphorus sente a ansiedade dos outros. Se a criança sai e se atrasa um pouco para voltar para casa, Causticum ficará preocupado, embora a criança esteja se divertindo. Não é assim com o fósforo. O Phosphorus sente a ansiedade da outra pessoa, ou seja, quando a outra pessoa está ansiosa, o Phosphorus sente. Causticum está sempre ansioso pelos outros, sempre em suspense, sempre verificando para onde foram, quando retornarão, etc. Se eles se atrasarem, Causticum tem que continuar andando para cima e para baixo. Tanto o Phosphorus quanto o Causticum são remédios muito semelhantes. Ambos são frios, ambos desejam bebidas geladas e são avessos a doces. Além disso, ambos podem ter paralisia do lado direito da face. Portanto, são remédios inimigos.
Rubricas:
· Ansiedade, sobre o futuro,.
· Ansiedade, para outros,.
· Ansiedade, com medo,.
· Cuidados, cheios de preocupações sobre os outro.
· Cuidados, cheios de preocupações sobre parentes .
· Medo de escuro.
· Medo de cachorros.
· Medo de fantasmas.
· Medo de que algo acontecerá.
· Medo de infortúnio.
· Chorando facilmente.
· Choro de simpatia pelos outros.