Casali
Colocynthis
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta Citrullus colocynthis ou Cucumis colocynthis, família Cucurbitaceae.
Palavra chave:
Ciática, dor de barriga, nevralgias, ar frio/sol quente, mudança das estações, postura frágil, somatização rápida. Cólicas nos animais.
Tropismo Homeopático:
Nervos periféricos, musculatura lisa do sistema digestório.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Nevralgia paroxística principalmente nos troncos nervosos, com irritabilidade ou agitação e espasmos. Irritação do intestino com espasmos.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Torção ou constrição do intestino, pinçamento de nervos, desfalecimento nas dores, retração de tendões, dormência de membros (com nevralgia), constrição da vesícula biliar e do estômago, olhos caírem ao inclinar o corpo, músculos e tendões curtos, dentes compridos, língua escaldada, areia na língua, barriga comprimida por pedras ou frio, intestino vai explodir, intestino ferido, prurido e latejamento no ouvido, joelho frouxo (e vai cair), pontada na face irradiando até orelhas, têmporas, dentes e nariz, ter sido mudado de lugar.
Sinais Mentais:
Percepção mental de ser: contrariado, depreciado, constrangido, negado, ofendido, humilhado. Desatenção mental incomum. Memória fraca. Pensamento constante de escapar. Dificuldade de reunir seus pensamentos. Mentalmente irritadiço por poucos motivos. Ao ser questionado tem irritação mental.
Sinais Emocionais:
Tristeza. Depressão por emoções. Disposição a chorar. Raiva com indignação. Raiva e aborrecimento por insignificâncias.
Sinais Comportamentais:
Hábito de dobrar o abdome. Aversão a contestar, falar ou ver amigos. Intolerante a companhias. Comporta-se como: preguiçoso (levanta tarde), sedentária (mulher), avarento, impaciente, ansioso, orgulhoso, irritável, apaixonada pela vida. Hábito de caminhar quando tomado pela ansiedade. Hábito de: escapar, encolher com dores no ovário, deitar com a cabeça inclinada.
Sinais Gerais:
Preocupada em ter o abdome mais sustentado. Alucinações na menopausa, com raiva. Quando contrariado, depreciado, constrangido ou desrespeitado fica indignado e adoece. Vertigem ao girar sua cabeça à esquerda. Agitação extrema associada à debilidade com as dores. Ao ser questionado fica raivoso, ofende-se facilmente. Sente-se humilhado por pequenas coisas. Inquieto. Agitado. Extremidades frias e corpo quente. Imediatamente após comer tem vontade de evacuar. Transpiração de madrugada. Dores provocam fraqueza/ frialdade/desmaio/ agitação/ gritos. Fome intensa.
Sinais Físicos:
Cólica: abdominal, intestinal, de vesícula, renal, uterina. Dores de dente associadas a mau hálito e garganta seca. Cãibras dolorosas. Cefaleia frontal. Cefaleia lateral com náuseas/vômitos. Dismenorreia fortíssima. Náusea e vômitos quando as dores se intensificam. Fezes com muco. Nevralgias musculares. Sede aumentada. Inflamação geniturinária. Pontadas cardíacas e no peito após aborrecimento. Dores no ventre como choques elétricos. Cólicas como intestino beliscado por pinças, ao redor do umbigo. Diarreia e vômito gerados por indignação ou vexação, que melhora curvando. Couro cabeludo dolorido. Dores nos olhos que aliviam por pressão local. Dores na face (mais comum no lado esquerdo). Nevralgia facial com calafrios. Dores fortes no abdome após ter raiva. Calafrio na face. Fezes com cheiro de mofo. Dores no ovário que fazem encolher. Cãibras empurram o abdome abaixo. Queimação na uretra. Catarro viscoso na urina. Dores no abdome ao urinar. Bexiga libera catarro na urina. Bexiga com tenesmo. Contração muscular nas extremidades puxando ao mesmo tempo todos os membros. Dores tipo cãibra no quadril (com luxação). Dores ciáticas no lado esquerdo. Dor na coxa direita e no joelho esquerdo.
Generalidades
Agrava:
Por raiva, por indignação.
Melhora:
Encolhendo, com calor, com pressão local, deitado com cabeça à frente.
Perfil (Criança):
Somatiza rapidamente as indignações. Quando contrariada: tem dor de barriga forte, chora, comprime o local (dobra o abdome), fica agitada, inquieta, irritada. Pode fazer vômitos por indignação sem ter cólicas.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Intestino – Cólicas fortes com agitação e irritabilidade. Emergência de evacuar, piorando quando não se movimenta. Melhora quando pressiona o local, ou inclina o corpo à frente, ou dobra o corpo completamente, ou libera gases ou com calor. Diarreia com tenesmo agravando após alimentar. Na crise de dor a face fica pálida, sente fraqueza, dilatação do abdome, náuseas, vômitos. Sensação que o intestino está torcido ou está esmagado. As cólicas, diarreias, dores do intestino podem surgir após “tomar líquido frio com o corpo quente”, comer fruta aquosa fria em dias quentes e após indignação ou raiva.
B) Nevralgias e Dores Espasmódicas – Dores fortes com agitação física, com irritabilidade ou raiva que agravam estando parado e após contrariedades. Há melhora com a flexão ou pressão da parte dolorosa. Dores acompanhadas de: fraqueza, palidez, gritos, mutismo, desespero, desmaio. Sensação de nervos puxados ou torcidos onde dói. Distúrbios Gerais (9CH a 30CH) – Dor no intestino com sensação de constrição melhorando com liberação dos gases.
a) Dor do estômago, com constrição, gosto amargo, vômitos.
b) Dor dos ovários na amenorreia ou por cólera e contrariedade (ovário esquerdo).
c) Cólica dos rins ao urinar. A dor atinge o intestino.
d) Cólica hepática. Sensação de constrição da vesícula biliar.
e) Nevralgia da nuca. Rigidez.
f) Nevralgia ciática. Principalmente no lado direito, com cãibra/latejamentos.
g) Nevralgia dos olhos e facial com dores ardentes nos olhos ou sobre a órbita ocular ou molar principalmente no lado esquerdo, indo até a língua, orelha e dentes.
h) Dor é aliviada encurvando à frente ou pressionando o ventre. Dores que aliviam por pressão e aumentam após comer/beber. Dores na coxa, cólicas, vômitos, diarreia.
i) Suspensão da menstruação causada por excesso de raiva. Anomalia na posição do útero.
Quadros animais:
Animais com cólicas que melhoram com calor e menor movimentação e que são acompanhadas de diarreia na forma de crises. 3CH, 12CH, 6D, 30D.
Atenção:
Antídoto do envenenamento com chumbo. Não usar dinamização baixa em mulheres amamentando. Faz abortar o apendicite se dado nas primeiras cólicas. Na peritonite alternar com Mercurius corrosivus.
Homeopatias Sucessoras:
Belladona, Bryonia, Causticum, Chamomilla, Mercurius, Nux vomica, Pulsatilla, Spigelia e Staphysagria.
Antídotos:
Camphora, Causticum, Chamomilla, Coffea, Opium, Staphysagria.
Duração:
1 a 7 dias.
Dinamizações:
1CH a 30CH, 100C, 200C, 1000C
Phatak
Colocynthis
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Na prática comum, a colocinta era usada como um purgativo drástico. Em homeopatia não só é útil em afecções agudas do trato digestivo e intestinos; mas tem ação duradoura sobre nervos (Grandes) esp. trifacial; ciático e espinhal. No abdome produz, sudden atrocios, cólicas; dores lancinantes e lancinantes que fazem o paciente torcer; e vire-se, grite; ou contorcer-se para alívio ou dobrá-lo ao meio; paciente pressiona algo duro contra o abdome, as dores são acompanhadas de náuseas e diurese e o paciente vomita de intensidade da dor. As dores nevrálgicas são cortantes; beliscar, pinçar, roer ou furar, seguido de dormência; melhor por pressão. Cãibras e espasmos encurtamento dos músculos; ou as peças parecem muito curtas. Constrições. É adequado para pessoas facilmente irritadas e irritáveis; com tendência à corpulência. Às mulheres de hábitos sedentários com menstruação abundante. Cistoespasmos após operações em orifícios. Efeitos nocivos da raiva, indignação, desgosto; dor, pegando um resfriado. Venéria excessiva. Espasmos convulsivos e constrições, durante a dor. Sensação de estar envolvido por uma faixa de ferro, bem apertado. Pulsando por todo o corpo. Queimaduras. Prostração, como se todas as suas forças estivessem falhando. Desmaia; com dor e com frio. Formigamento na parte afetada. com dor e com frio.
Piora:
Emoções; vexação; desgosto. Raiva. Deitado de lado indolor. Noite, na cama Damas. Tomando frio. Antes e depois de urinar.
Melhora:
Pressão forte, no limite. Aquecer. Descansar. Movimento suave. Após fezes ou flatulência. Dobrando.
Mente:
Muito afetado pelos infortúnios dos outros. Raiva, facilmente irritada durante a dor. Falta de sentimento religioso. Gritos de dor; quer andar, sem vontade de falar, de responder. Impaciente. Não quer encontrar o amigo. Moroso; fica ofendido com tudo.
Cabeça:
Vertigem ao virar rapidamente a cabeça; Para a esquerda. Dores de cabeça piores inclinando-se, deitando-se de costas e movendo as pálpebras, com náuseas e vômitos. Raízes do cabelo dolorosas. Cabeça quente.
Olhos:
Ao abaixar-se sentindo como se os olhos fossem cair. Dores violentas antes do desenvolvimento de glaucoma; os olhos ficam duros como pedra. Dor e espasmos nas pálpebras. Pálpebras ardentes.
Ouvidos:
Sons re-ecoam nos ouvidos. Rastejando, coçando, costurando, doendo melhor colocando o dedo no ouvido.
Face:
Prosopalgia, com sintomas oculares, ou alternada, com dor na região celíaca, com calafrios. Rosto distorcido Bochechas frias. Dor em qualquer lugar é refletida no rosto.
Boca:
Sabor amargo persistente. Ardência na ponta da língua. Sensação escaldada da língua. Os dentes parecem muito longos.
Garganta:
Cãibras na garganta, com eructações vazias e palpitações do coração.
Estômago:
Vômitos de dor. Sensação no estômago como se algo não cedesse; desenho de dor no estômago. Muita sede. Vômito de água amarga. Dor no estômago, com dor nos dentes e na cabeça. Batatas e alimentos ricos em amido discordam. Café melhor cólica.
Abdome:
Dores violentas, cortantes, apreendentes, abrangentes ou radiantes com cólicas, venha em ondas, melhor duplicar; pressão forte; pior menos comida; ou beba, exceto café e fumo. Cólica flatulenta. Os intestinos parecem espremidos entre as pedras. Cólica, com cãibras nas panturrilhas, por beber muito quente. Corte nas entranhas no umbigo. A pressão melhora a dor no abdômen na fase aguda, mas quando a dor permanece por muito tempo, as partes ficam sensíveis e a pressão piora a dor. Fezes; espumoso, aguado, desfiado, amarelo, azedo ou gelatinoso; com flatulência e dor. Fezes disentéricas, renovadas a cada vez por menos comida ou bebida. Bolhas escorregadias escapam do ânus. Durante a cólica, o bebê deita de bruços e grita quando se mexe levemente. Diarréia aquosa crônica pior na parte da manhã. Diarréia; da dor, da raiva com indignação.
Órgãos urinários:
Queima ao longo da uretra durante as fezes. Dor ao urinar em todo o abdome. Cólica renal, com diurese; Cisto-espasmos após operação nos orifícios. Urina; gelatinoso, pegajoso, pegajoso. Cristais duros vermelhos aderidos aos vasos. A urina, branca leitosa, coagula ao ficar de pé; diabetes.
Macho:
Sensação como se tudo estivesse fluindo para os órgãos genitais, de ambos os lados do abdômen, causando a emissão seminal. Parafimose.
Fêmea:
Agarrando a dor na região ovariana, melhor elaborando o dobro, com inquietação. Dismenorreia pior comendo e bebendo. Cisto ovariano, com dor melhor flexionando a coxa na pelve. Supressão da menstruação ou lóquios por indignação. Menstruação abundante em mulheres com hábitos sedentários. Nódulos dolorosos nas mamas. Tumores ovarianos, cistos.
Nilo Cairo
Colocynthis
(Coloquíntida)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Citrullus colocynthis e Cucumis colocynthis. Pertence às Cucurbitaceae. Irritabilidade. Gosto amargo na boca. Um grande remédio da dor de barriga. Cólica e ciática são as duas esferas deste excelente remédio. As cólicas são intensas, o paciente encurva-se para a frente ou comprime o ventre contra alguma coisa para aliviar a dor. As dores deste remédio são aliviadas por pressão dura e agravadas depois de comer ou beber. Vertigem quando se volta a cabeça para a esquerda. Cólicas secas ou com diarreia; disenteria; cólera asiática; apendicite; volvo. As baixas dinamizações não devem ser dadas às mulheres que estão aleitando, pois os princípios ativos passam para o leite e podem prejudicar os bebês. Evacuação disentérica cada vez que toma o menor alimento ou bebida. Fezes gelatinosas, às vezes com sangue. Dado logo às primeiras cólicas, faz abortar a apendicite (DR. CARTIER). Peritonite e pelviperitonite, alternado com Mercurius corrosivus. Cólicas uterinas ou ovarianas. Ovaralgia. Dismenorréia. Ciática. Tudo de natureza nevrálgica ou calombróide. Luxação espontânea da coxa; coxalgia. Contração muscular. Nevralgias da face, com arrepios de frio à esquerda. Maus efeitos de excessos de cólera — Cólicas, vômitos, diarreia, suspensão das regras.
Ponto de Weihe:
Meio do 1/3 interno da linha que vai da cicatriz umbilical ao ponto de Balsamum Peruvianum. O ponto de Balsamum é o 1/2 da linha que une Stannum a Ferrum.
Remédios que lhe seguem bem:
Bellad., Bryon., Caust., Cham., Merc., Nux, Pulsatilla, Spigelia e Staphisag.
Antídotos:
Camphora, Caustic., Cham., Coffea, Opium e Staphis.
Duração:
1 a 7 dias.
Dose:
1.ª à 30.ª, 100.ª 200.ª e 1000.ª. Nas cólicas infantis pode-se alternar com ChamomilIa e Magnesia fosforica.