Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Gratiola

Gratiola

Casali

Gratiola

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita da “erva dos pobres”, Gratiola officinalis, família Scrophulariaceae, usada na fitoterapia como purgativo.

Palavra chave:
Diarreia, catarro crônico, arrogância. Perda de visão quando enrubece.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação das vias digestórias com dores e com diarreia. Congestão pélvica com exaltação sexual. Congestão cerebral.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Cérebro contraindo, cabeça ficando menor, pressão sobre a testa, vazio no estômago após comer, desmaio sinalizado no estômago, frialdade no estômago e no intestino, estômago cheio de água gelada, esgotamento nos braços e perna, queimadura no ânus, cóccix está sendo arrancado.

Sinal Existencial:
Aversão pela vida.

Sinais Mentais:
Arrogância nos pensamentos. Pensamentos melancólicos e de insatisfação pela vida.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se e age como: arrogante, triste, mal-humorado, nervoso, depressivo, ansioso.

Sinais Emocionais:
Tristeza associada à prisão de ventre a distúrbios do estômago e a transtornos com hemorroidas.

Sinais Gerais:
Perda de visão quando tem o fluxo de sangue na cabeça (quando fica vexado e vermelho no rosto). Perda de nitidez visual dos objetos distantes. Insônia. Ninfomania nas mulheres. Distensão e dilatação do estômago. Fraqueza após evacuar (inclusive sonolência) com dor no cóccix. Arrotos presos. Gosto amargo. Arrepio ao entrar em locais quentes. Prisão de ventre associada ao humor péssimo.

Sinais Físicos:
Dor de cabeça. Enxaqueca. Ardência nos olhos (com ou sem secura). Vertigem ao comer ou após. Dispepsia. Distúrbios ao jantar tarde. Diarreia verde/espumosa. Obstipação intestinal. Hemorroidas. Constrição no intestino reto. Menstruação abundante prematura e persistente. Leucorreia. Vômitos: biliosos, ácidos, amargos. Dor na coxa.

Generalidades
Agrava:
Bebendo água, com movimento e local quente (nas diarreias), após comer (estando com indisposição estomacal), dor na coxa piora ao andar.
Melhora:
Após evacuar, com arrotos, ao ar livre.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Distúrbios Digestórios – (5 ou 6CH) – Dilatação do estômago após refeições, com dificuldade de arrotar, dores no estômago, fome após alimentar-se. (4 ou 6CH) – Diarreia aquosa amarela esverdeada e espumosa, em jato forte, ânus com queimação. (6 a 12CH) – Prisão de ventre, tendência a hemorroidas e mau humor.
B) Dor de Cabeça – Congestiva, com sonolência, latejante com pulsações na cabeça, visão diminuída, arrepio ao entrar em ambiente quente (5 ou 6CH).
C) Congestão no Útero – Menstruações adiantadas, volumosas. Com excitação sexual, com nervosismo e mau humor, dor nas coxas ao caminhar (5 a 7CH).
D) Nevralgia – Nevralgias principalmente do cordão espermático agravadas pelo café (7 a 12CH).

Quadros Diversos:
Diarreias infantis após ter bebido muita água fria. Diarreias sem cólica mas com frio na barriga. Convulsões como se afetado por tétano. Hemorroidas com neurastenia. Vertigens após refeições. Ninfomania e masturbação das mulheres.

Quadros Animais:
Distúrbios na base da cauda.
Atenção:
Nevralgias que pioram tomando café. Diarreia após beber água (em crianças principalmente). Prisão de ventre que causa mau humor. Miopia. Mulheres que aparentam Nux vomica. Pessoas que aparentam Chamomilla crônica.

Outras Denominações:
Gratiola officinalis, Centauroides, Digitalis minima.

Proximidades:
Nux vomica, Chamomilla, Euphrasia, Tabacum, Digitalis, Ammonium picricum, Asa foetida.

Gratiola

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Embora este remédio atue especialmente no trato gastrointestinal; tem alguns sintomas mentais e sexuais também. Dores paralíticas e sensação de frio esp. no abdome são sintomas marcantes. Neuralgia devido ao abuso de café. Efeitos mentais do orgulho arrogante. Prostração nervosa.

Mente:
Vontade fraca. Mau humor; cansado da vida, falta de perseverança. Apreensivo com o futuro. Histeria. Ninfomania. Hipocondria.

Cabeça:
Fluxo de sangue, com desaparecimento da visão. Vertigem, durante ou após as refeições. Testa enrugada durante a dor de cabeça. Sensação como se o cérebro estivesse contraído e a cabeça diminuída.

Olhos:
Todos os objetos parecem brancos, até as árvores verdes.

Estômago:
Vazio depois de comer. A partir de água fria ou carga pesada solta no estômago. Não deseja nada além de pão.

Abdome:
Diarréia profusa, amarelada, verde, jorrando, aquosa ou espumosa, exaustiva, com frio no abdome, seguido de dor ou queimação no ânus. Diarréia de verão, por beber água em excesso.

Macho:
Rigidez dolorosa do pênis, após a emissão seminal; todas as noites.

Fêmea:
Tendência à masturbação; ninfomania. Menstruação; muito profusa; prematuro e muito longo. Leucorréia, persistente. Dor aguda nas mamas (à direita) ao se abaixar, durante a menstruação.

Coração:
Palpitação após as fezes, com opressão no peito.

Pescoço e costas:
Dor no cóccix, após fezes. Pescoço como se agarrado pelas mãos.

Extremidades:
O membro cede com dor ciática.

Melhora:
Ar livre.

Piora:
Comendo. Beber muita água quente ou fria. Verão. Movimento. Abuse do café. Jantar.

Relacionado:
Mag-c.

Gratiola

(Erva-dos-pobres) 

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Gratiola officinalis, Centauroidis e Digitalis minima. Pertence às Scrophulariaceae. Especialmente útil nas mulheres. O principal uso que deste remédio tem feito a Escola Homeopática é na diarreia, muito aguada, espumosa, verde, expelida em jorros com força, como água por um batoque; sem cólicas, acompanhadas de frio na barriga e seguida de ardor no ânus. Teste considera Gratiola o crônico de Chamomilla. Vertigem durante e depois das refeições. Disfagia para líquidos. Dispepsia flatulenta, com dores, cólicas e dilatação do estômago e do ventre. Hemorróidas com neurastenia. Convulsões tetaniformes. Miopia. Olhos secos e ardentes. O DR. BURNETT a considerava como o específico da masturbação das mulheres e da ninfomania. Leucorréia.

Ponto de Weihe:
No bordo da auréola do bico do peito, por baixo e do lado esquerdo.

Dose:
3.ª à 6.ª

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos