Nilo Cairo
Verbena hastata
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Pertence às Verbenacese.
Afeta a pele e o sistema nervoso. Depressão nervosa, fraqueza, irritação e espasmos. Promove a absorção do sangue e alivia as dores das pisaduras. Erisipela vesicular. Congestão passiva e febre intermitente. Epilepsia.
Dose:
Tint.-mãe. Na epilepsia o uso deve ser feito por muito tempo. Sob forma de chá é usado por VANNIER, como drenador na terapêutica da tuberculose.
Verbena
Autor: Boericke
Obra: Matéria Médica
Benefícios e Indicações
Também conhecida como Verbena Azul, tem uma ação significativa sobre a pele e o sistema nervoso. Este remédio é indicado para condições como depressão nervosa, fraqueza, irritação e espasmos. Ele promove a absorção de sangue e alivia a dor associada a hematomas, além de ser eficaz no tratamento de erisipela vesicular.
Indicações Terapêuticas
Verbena é útil em casos de congestão passiva e febre intermitente. É também um dos remédios recomendados para reações a Poison-oak. Além disso, sua utilização se estende a condições como epilepsia, insônia e exaustão mental. Na epilepsia, a Verbena é conhecida por iluminar os poderes mentais do paciente e ajudar a aliviar a constipação.
Modo de Uso
A dose recomendada é uma única aplicação da tintura. Para pacientes com epilepsia, o tratamento deve ser continuado por um longo período. Verbena também pode ser consumida na forma de chá como bebida diurética, sendo utilizada por Vannier (Paris) para auxiliar na eliminação durante a terapia tuberculosa.
Conclusão
Verbena é um remédio homeopático valioso, especialmente em casos que envolvem o sistema nervoso e condições de pele. Como sempre, é importante consultar um profissional de saúde para orientação sobre o uso adequado e eficaz.
Referência Bibliografica
VITHOULKAS. Verbena. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/verbena-boericke/