Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Lachnanthes

Lachnanthes

Casali

Lachnanthes

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta conhecida por “raiz vermelha” ou “erva do espírito” ou “erva espiritual”, espécie Lachnanthes tinctoria.

Palavra chave:
Pescoço, tuberculose

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Nuca e laterais do pescoço com dores e deslocamentos. Dor de cabeça tipo hemicraniana. Irritação ou inflamação: garganta, brônquios, laringe. Frialdade.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Beliscada no nariz (ponta), cabelos em pé, queimação (mão/pé), calor ao redor do coração subindo na direção da cabeça, cabeça aumentada.

Sinais Gerais:
Vontade de discursar. Face amarelada. Tendência a transpirar.

Sinais Físicos:
Couro cabeludo dolorido, costas doloridas, rigidez nas costas.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Dor de Cabeça (5 a 7CH) – Ao redor do crânio com frialdade e calafrios agravando com ruído. Dor tipo explosiva, no lado direito, com sensação de aumento do volume do crânio, alternância de calor com frio. A dor pode atingir o maxilar superior e os dentes.
B) Febre (5 a 9CH) – Pele fria/úmida/viscosa nas crises de febre. Calafrios. Frialdade no corpo (exceto nas extremidades), friagem entre os ombros. Vermelhão no rosto, olhos brilhantes, calor ardente (pé e mão), secura na garganta (com tosse). Pode haver: calor no peito e no coração, subindo até a cabeça, voz rouca, delírio/agitação/loquacidade. Latejamento.
C) Dor no Pescoço (4 a 6CH) – Dor nos músculos da nuca, com alguma rigidez e contração, agravando ao virar a cabeça. A cabeça fica inclinada doendo ao movê-la.
D) Reumatismo/Tuberculose (4 a 12CH) – Reumatismo do pescoço (torcicolo), na tuberculose, friagem entre as omoplatas, febre tipo tifo.

Proximidade:
Bryonia, Pulsatilla, Dulcamara.

Sintomas do Pescoço:
Fel tauri, Actea racemosa, Causticum, Guaiacum, Cocculus.

Lachnanthes

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Um remédio para torcicolo e sintomas reumáticos no pescoço. Borbulhando e fervendo sobre o coração, subindo para a cabeça. Rigidez do pescoço, puxado para um lado, dor de garganta. Dor na nuca como se estivesse deslocada, ao virar o pescoço ou inclinar a cabeça para trás. A ponte do nariz parece apertada. Sensação de frio gelado na região escapular média.

Lachnanthes

(Erva espiritual)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lachnantes tinctoria. Pertence às Hasmodoraceae. O seu principal uso em Homeopatia tem sido no reumatismo do pescoço (torcicolo), no qual é, de fato, um excelente remédio, e na tuberculose. Ataques. Loquacidade. Frio entre as espáduas. Tuberculose e Febre tifóide.

Dose:
3.ª. Na tuberculose a T. M..

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos