Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Lyssinum

Lyssinum

Phatak

Lyssinum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este nosódio é preparado a partir da saliva do cão raivoso. Afeta o sistema nervoso, a garganta e os órgãos sexuais. Os sentidos tornam-se superagudos. Convulsões, espasmos provocados por luz ofuscante ou visão de água corrente. Dor nos ossos. Queixas de desejo sexual anormal. Efeitos nocivos da mordida de cachorro. Coloração azulada das feridas. Sensação de tremor ou tremor em todo o corpo.

Mente:
Medo de ficar louco. Raiva. Discurso rápido. Impaciente. Temperamento violento, impelido a fazer coisas imprudentes; como jogar uma criança pela janela. Vaga por aí. Noções estranhas e apreensão; durante a gravidez. Rude, abusivo, mordidas e greves. Sente que não pode suportar fisicamente seus medos por muito mais tempo.

Cabeça:
Dor; por mordida de cachorro, seja raivoso ou não. pior pelo barulho de água corrente, luz forte. Joga a cabeça para trás ao espirrar. O cabelo seco torna-se oleoso.

Boca:
Saliva; duro, pegajoso, viscoso, espumoso; cuspindo constantemente. Fala impedida por espasmos na garganta.

Garganta:
Dolorido; desejo constante de engolir; o que é difícil; engasgos ao engolir água, de espasmos da garganta.

Urinário:
Vontade de urinar ou evacuar ao ver água corrente; ou não consegue urinar a menos que ouça a água correr.

Macho:
Desejo sexual anormal. Ereção dolorosa do pênis e emissões seminais frequentes. O sêmen é liberado muito tarde ou não é liberado durante o coito.

Fêmea:
Consciência do útero. Vagina sensível, tornando o coito doloroso. Deslocamentos uterinos. Leucorréia; abundante, descendo pelas pernas. Noções estranhas, desejos ou ânsias, durante a gravidez.

Respiratório:
Tosse latindo.

Coração:
Costure, ao ouvir o sino da igreja. Dores como se agulhas estivessem correndo para ele.

Pescoço:
Dor no pescoço melhor inclinando a cabeça para trás.

Dormir:
Boceja freqüentemente sem sonolência esp. ao ouvir os outros.

Melhora:
Curvando-se para trás. Fricção suave. Banho de vapor ou água
quente.

Piora:
Barulho ou visão de água corrente. Calor do sol. Objetos brilhantes. Vento, correntes de ar. Pensando em fluidos. Inclinando-se. Más notícias. Emoções mentais. Andar de
carruagem.

Relacionado:
Lac-c; Lachesis

Lyssinum

Autor: Rajan Sankaran

Obra: Texto baseado no livro The Soul of remedies de Rajan Sankaran. O Texto está diferente do original mas as idéias foram mantidas

Informações gerais:
Preparado da saliva do cão raivoso

Miasma:
Lyssinum pertence ao miasma agudo.

Sensação:
A situação de Lyssinum é a de ser atormentado por alguém ou algo de que se depende – um tormento que não é apenas um insulto, mas que na verdade causa dor física e mental. Isso traz raiva, uma raiva insana, selvageria, fúria, mordendo e rosnando como um cachorro louco, atacando e depois se retirando.

Mental/Emocional:
Não pode ser estritamente classificado como um remédio do reino animal, pois representa apenas um aspecto do cão, a tremenda agressividade que saiu do controle. É o estado de um animal controlado que enlouqueceu: o cachorro que obedeceu ao dono, mas foi tão maltratado que perdeu todo o controle, pulou e rasgou seu próprio dono. O principal sentimento de Lyssinum é o de ter sofrido injustiça e ser atormentado, principalmente por aquele a quem serviu. Foi fiel ao dono, gerando assim um intenso sentimento de raiva e fúria, no qual a pessoa pode morder, golpear e mesmo mutilar violentamente. Frequentemente, essa raiva é seguida por um arrependimento tão profundo quanto a raiva era violenta. Ou pode ser uma raiva impotente que pode levar a um impulso de se esfaquear. Lyssinum é necessário em uma situação em que uma pessoa tem que atacar alguém porque, se ela ficar quieta, será ainda mais atormentada. Mas essa raiva tem que ser seguida de um arrependimento rápido, porque se persistir por muito tempo, não é bom para ele, pois ele é, afinal, dependente. A sensibilidade elevada do Lyssinum (como, por exemplo, à luz e ao ruído) é uma característica de seu estado de alerta. Lyssinum responderá a qualquer situação dessa maneira. Por exemplo, se o telhado está vazando, ele pode tolerar isso por algum tempo, mas depois fica com tanta raiva que pega um martelo e quebra o reboco. Alguns minutos depois, quando sua raiva diminuir, ele pegará cimento e o consertará novamente. Também se vê frequentemente um elemento de oração, de fidelidade que se alterna com a violência e a destrutividade.

Comparações:
Lyssinum é semelhante a Crocus no sentido de que ambos têm raiva, seguida de arrependimento rápido, mas a atratividade, que é uma característica muito importante de Crocus, está ausente em Lyssinum. A China também se sente atormentada como Lyssinum. Mas na China o tormento é menos intenso e duradouro, um sentimento antigo de ser perseguido e impedido no trabalho -algo que vem acontecendo há muito tempo. A reação é menos violenta, nunca um frenesi descontrolado. Na verdade, a China é indolente e não pode fazer nada além de sonhar acordada. Em Lyssinum, ao contrário, o tormento é muito intenso, muito agudo, severo, com raiva e frenesi, violência, ao qual se segue um rápido arrependimento. Drosera também tem em comum com Lyssinum, o sentimento de perseguição, mas também há a sensação de ser enganado, enganado e preso, no caso deste último. Lyssinum é um dos grupos de remédios de insanidade aguda junto com Belladonna, Hyoscyamus, Stramonium e Veratrum. Stramonium tem comportamento selvagem, insanidade, comportamento canino e fúria de ataque canino. Mas a ilusão de que ele sofreu mal não está presente em Stramonium; em vez disso, há a sensação de ser ameaçado por algo externo e ele corre e busca luz e pessoas. Stramonium pode escapar de sua situação de ameaça, mas Lyssinum não tem escapatória. Portanto Stramonium é proeminente em “Escape, desejo de”, que em Lyssinum está ausente. Stramonium também tem medo de estranhos, portanto busca e se apega ao familiar. Mas Lyssinum é atormentado pela pessoa familiar, portanto, não há questão de se apegar. Hyoscyamus também tem a sensação de ser injustiçado e ferido, assim como Lyssinum, mas não tem o sentimento atormentado deste último. Também ausente em Hyoscyamus está a raiva seguida de arrependimento rápido, uma característica importante de Lyssinum. Além disso, Lyssinum não tem as características importantes de Hyoscyamus de ciúme, desconfiança, medo de ser envenenado e comportamento atraente. Muitas vezes, o remédio complementar de Lyssinus é Lac caninum.

Caso clínico:
Um menino de 10 anos, que apresentava um problema crônico de pele muito grave. Ele tinha furúnculos nas extremidades que doíam muito e eram acompanhados de coceira intensa. Descrevendo a dor e a coceira, sua mãe disse que ficava tão forte que o paciente gritava: “Mate-me! Não aguento. Não quero viver. Dê-me uma faca, quero esfaquear meus braços! “Quando criança, o menino era muito devotado e dependente de uma deusa em particular. Ele iria compor canções em seu louvor. Mas com a coceira, ele ficou com raiva da deusa. Ele disse: “Eu fiz tanto por ela e é isso que ela está fazendo comigo!” Em sua raiva, ele rasgou a imagem da deusa. Sua mãe tinha histórico de forte dor de dente durante a gravidez. Tendo o primeiro filho natimorto, nesta segunda gravidez, ela teve a sensação de que algo terrível iria acontecer. Ela rezava o tempo todo para a mesma deusa a quem o menino era devoto. Seu bebê estava atrasado e isso a deixou extremamente amedrontada; ela ficava na frente da imagem da deusa com as mãos fechadas e gritava: “Por que você está fazendo isso comigo?” Ela tinha medo de cachorros e desejo de chocolate. O sentimento em ambos, a mãe e a criança, era idêntico: um sentimento de ser incomodado por alguém de quem se depende, de ser atormentado pela pessoa que ele está servindo, a reação em ambos os casos foi de raiva e fúria.

Físico:
Intolerância à água em qualquer forma. Salivação abundante. Curvando-se para trás. Vontade de chocolate. Aversão a vegetais. Dor de dente durante a gravidez. Todas as suas queixas físicas vêm e vão em paroxismos agudos que o deixam literalmente louco.

Rubricas:
• Raiva, alternando com arrependimento rápido.
• Deseja atacar os outros,.
• Aversão a água.
• Latindo, rosnando como um cachorro.
• Desejar Morder.
• Crueldade.
• Deseja cortar, mutilar, cortar outros.
• Delírio, sendo abusado,.
• Delírios, ataques e insultos, defendem-se contra o imaginário.
• Delírio, ele é cachorro,rosna e late.
• Delírio,sofre os tormentos do inferno, sem saber explicar.
• Ilusão, ele é atormentado.
• Delírio, tem sofrido errado.
• Medo de cachorros.
• Impulso, apunhalar sua carne com a faca que ele segura, para.
• Lesão, frenesi fazendo com que ele se machuque.
• Matar, desejar, impulso para ferir com uma faca,.
• Rezar.
• Sensível, supersensível, música, para. Kent
• Dor de dente da gravidez.
• Espirros de poeira.
• Deseja chocolate.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos

Coca