Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Magnesium phosphoricum

Magnesium phosphoricum

Casali

Magnesium phosphoricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o sal “fosfato de magnésio”.

Palavra chave:
Dor, cólica, nevralgia, antiespasmódico. Plantas fracas.

Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso central, músculos lisos, nervos periféricos.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dores, nevralgias espasmódicas, crampoides, repentinas e paroxísticas.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Cérebro estar líquido, partes do cérebro movendo, abdome cheio.

Sinal Mental:
Confusão mental.

Sinal Geral:
Fala lamentando.

Sinais Físicos:
Sede de bebida gelada. Dismenorreia membranosa. Opressão no peito. Voz rouca. Palpitações nervosas. Tremor nas mãos. Agitação dos membros. Cãibras na panturrilha. Fraqueza/rigidez na ponta dos dedos. Fraqueza muscular.

Generalidades
Agrava:
Com frio/toque, à noite, estando cansado.
Melhora:
Com calor, dobrando o corpo, por pressão/fricção local.

Lateralidade:
Direita.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores Agudas (6 a 30CH) – Espasmos e nevralgias. Cãibras. Dores. Latejamento forte. Paroxismos que surgem e desaparecem. As dores pioram com o frio e melhoram com o calor e compressão (com frequência acompanhadas de nervosismo). Hipersensibilidade, agitação física. Normalmente as dores se irradiam e são causadas por frio, por esforços físicos, atingindo apenas alguns músculos. As dores mais comuns são:
• Espasmos no útero, nevralgia do ovário direito, melhorando ao dobrar o corpo a frente e após fricção.
• Dores no intestino que melhoram dobrando o corpo e não melhoram com liberação de gases.
• Dores no estômago que melhoram dobrando o corpo e após fricção.
• Nevralgia na face, geralmente à direita, com contração muscular na face.
• Dor de dente e ciática.
• Espasmo nas coronárias.
• Tiques com dor, principalmente no lado direito do corpo.
• Cãibras musculares, soluços dolorosos.
Atenção:
Pessoas muito sensíveis. Pessoas com muita atividade intelectual. É o genérico das dores (grande variedade de dores). Muito efetiva nas cólicas (com gases) de crianças. Dores que aparecem e desaparecem repentinamente, intermitentes, intoleráveis, que mudam de lugar. É tão efetiva quanto Chamomilla e Colocynthis. Dores com alívio dobrando o corpo afrente e que melhoram com aplicações locais de calor. Cãibras de extremidades. Angina do peito, tétano, epilepsia, ciática. Coqueluche (com dores e grito agudo) usar 30CH.

Quadros Vegetais:
Plantas que não conseguem permanecer erectas ou firmes aparentando estarem fracas. No metabolismo há dificuldade do fósforo transitar e desempenhar a função de levar energia. As plantas se comportam como se contivessem pouca água, como suscetíveis ao frio ou a chuva. As folhas não têm verde intenso. A fotossíntese é menos efetiva assim como, a nutrição geral. A planta na sua totalidade é afetada por qualquer distúrbio que ocorra em alguns dos seus órgãos ou partes.

Dinamizações:
3D a 200. Nas Cólicas de Crianças: 30CH.

Antídotos:
Belladona, Gelsemium, Lachesis.

Proximidades:
Kali phosphoricum, Colocynthis, Zincum, Dioscorea.

Magnesium phosphoricum

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Remédio do Dr. Schuessler para cãibras, convulsões, dores nevrálgicas e efeitos espasmódicos; mostrando sua influência nos NERVOS e músculos. Adequado para pessoas altas, magras, morenas e neuróticas; ou sujeitos exaustos, lânguidos e cansados. Nervoso, tenso e sujeito a súbitos violentos paroxismos de dores nevrálgicas; afiado, disparando como um raio, mudando de lugar repentinamente; radiante, enfadonho, constritivo; gritos de extorsão; causando inquietação e prostração, etc. Espasmos. Tic. efeitos espasmódicos; soluço, bocejo, coreia; cólicas de escritor, piano, violinista, etc. Muita dor. Efeitos nocivos de ficar em água fria, banho frio; trabalhando em argila fria; cateterismo; dentição; estudar. Queixas de crianças com dentição. Coreia melhor durante o sono, pior nas fezes e emoções. Paralisia, paralisia agitante.

Piora:
FRIO; AR, correntes de ar, descobrimento, água. Deitado do lado direito. Tocar. Periodicidade. NOITE. Leite. Exaustão.

Melhora:
Cordialidade. Banho quente. Pressão. Dobrando. Fricção.

Mente:
Sempre falando de suas dores. Indisposição para estudar; ao trabalho mental. Sonolência a cada tentativa de estudar. Fala consigo mesmo constantemente, ou senta-se em silêncio melancólico, ou carrega coisas de um lugar para outro e vice versa.

Cabeça:
Dores após trabalho mental; melhor pelo calor. Sensação como se o conteúdo fosse líquido; como se partes do cérebro estivessem trocando de lugar; como se fosse um boné na cabeça. A partir de um choque elétrico na cabeça que se estende a todas as partes do corpo.

Olhos:
Dores supra-orbitais melhor calor. Contração das pálpebras. Olhos; quente, dolorido; cansado. Nistagmo; estrabismo, ptose, fotofobia.

Ouvidos:
Dor nevrálgica severa piora ao entrar no ar frio; lavar rosto e pescoço com água fria; pior atrás da orelha direita.

Face:
Neuralgia piora quando o corpo fica frio; de lavar ou ficar em água fria, ao abrir a boca para comer ou beber.

Boca:
Rachaduras nos ângulos dos lábios. Dor de dente melhor calor e líquidos quentes. Língua limpa; com cólica. Contração dolorosa da articulação da mandíbula com espasmos para trás. Sabor de banana. A comida não tem o gosto certo. Gagueira espasmódica.

Garganta:
Dor rígida; as partes parecem inchadas (à direita); com frio e dor por toda parte. Angina nervosa.

Estômago:
Soluço dia e noite. Dor em queimação, vômitos e soluços melhoram com bebidas
quentes; câncer de estômago. Sede de bebidas muito geladas.

Abdome:
Enteralgia; cólica flatulenta; melhor dobra dupla; fricção; cordialidade; pressão; com eructações que podem ou não aliviar. Sensação de inchaço no abdome; deve afrouxar as roupas; andar por aí e constantemente passar flatulência. Corte nas coxas. Abdome contraído. A diarreia cessa; espasmos ou outros problemas cerebrais definidos em.

Urinário:
Enurese noturna por irritação nervosa. Neuralgia vesical após uso de cateter.

Fêmea:
Cólica menstrual melhor pelo fluxo. Dismenorréia membranosa. Menstruação; muito cedo, escuro, pegajoso, alcatrão, fluindo à noite deixando uma mancha rápida. Neuralgia ovariana. Vaginismo.

Respiratório:
Espasmódica, tosse convulsa melhor ar fresco. Asma nervosa espasmódica.

Coração:
Angina de peito. Pulso irritável. Palpitação nervosa.

Pescoço e Costas:
Rigidez do pescoço e das costas. Cólicas. Uma vértebra parece ausente.

Extremidades:
Pele dos dedos apertada. Dores nos membros inferiores; lados alternados. Paralisia agitante. Tremor de mãos. Escritor, cãibras do jogador. Cãibras por esforço prolongado, pelo uso prolongado de ferramentas. Contração cólica dos dedos. Ciática com pés sensíveis.

Pele:
Coceira do barbeiro. Erupções herpéticas com escamas brancas.

Dormir:
Sonolento ao tentar estudar_ Bocejo espasmódico como se fosse deslocar a mandíbula, com lágrimas.

Febre:
O calafrio sobe e desce pelas costas, com tremores seguidos de sufocamento.

Relacionado:
Coloco; Dioscorea

Magnesia phosphorica

(Fosfato de magnésio)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Phosphas magnesise.
Dores agudas, lancinantes, erráticas e acompanhadas de cãibras. O maior remédio homeopático da” dor, sobretudo das cólicas flatulentas das crianças e dos recém-nascidos. Em regra, a língua é limpa. “Magnesia phosphorica — diz o DR. NASH — ocupa o primeiro lugar entre os nossos melhores remédios para as nevralgias ou dores, e nenhum como ela possui tão variada quantidade de dores. Podem ser agudas, cortantes, lancinantes, picantes, despedaçado-ras, penetrantes, aparecer ou desaparecer subitamente, intermitentes, com acessos quase intoleráveis, mudando rapidamente de lugar, calambróides. Esta forma é, na minha opinião, a mais característica e se observa principalmente no estômago, no ventre e na bacia. Para a cólica das crianças é tão útil como Chamomila e Colo-cynthis e, na dismenarréia nevrálgica com dores calambróides, não conheço remédio que a iguale; age mais rapidamente que qualquer outro medicamento.” Dores de cabeça espasmódicas, após esforço mental. Dores que obrigam o paciente a curvar-se para a frente. As dores de Magn. phosph. são aliviadas pelas aplicações locais quentes. Reumatismo. Um remédio anti-espasmódico. Espasmos da dentição sem febre. Cãibras nas extremidades. Paralisia agitante. Enteralgia. Cólicas flatulentas que obrigam o doente a se curvar, aliviada pelas fricções, calor e, apesar da eliminação dos gases, não passam. Angina do peito, Coreia. Papeira. Tetania. Epilepsia. Ciática. Remédio proeminente da coqueluche, que começa como um resfriado comum e cujo acesso termina por um grito agudo; use-se a 30.ª din.

Ponto de Weihe:
Combinação dos pontos de Calc. Phosphoricum e Nux-vomica.

Antídotos:
Bellad., Gelsem. e Lachesis.

Doses:
3.ªx à 200.ª. O DR. J. C. MORGAN obteve sucessos absolutas, prontos e invariáveis com a 30.ª din. nas cólicas das crianças. Age melhor, quando dada em água quente. D6 e D12 coloidais.

 

Magnesia phosphorica

(Fosfato de magnésio)

Autor: Jan Scholten

Obra:  Homeopathy and Minerals

O Texto está modificado, diferente do original,  mas com as  idéias mantidas.

Introdução: O tema de Mag-p é o medo de que à sua agressão impeça as possibilidades de contato. Precisam fazer muitos contatos para trocar idéias e sentimentos. Têm medo de que irão falar algo errado e irritarão o outro. Com isso, a outra pessoa pode terminar a amizade. Por isso, são muito cuidadosos. Rapidamente desenvolvem a sensação de que as suas idéias podem ofender alguém. Tornam-se cada vez mais tensos, quase espásticos,  Ter contatos normais pode ser tão trabalhoso, que começam a evitá-los. Chegam a desenvolver medo das pessoas. 

Uma variação do tema pode ser que a agressão lhes tire a possibilidade de estudar. Podem ter medo de que não lhes será permitido continuar os seus estudos se mostrarem sua cólera. Por exemplo, um aluno que gostaria de estudar, mas que tem medo de não lhe permitam frequentar a universidade. 

Outra variação, eles podem ter um irmão que seja agressivo. Se sentem reprimidos por esse irmão. Sentem que não podem expressar as suas próprias ideias e opiniões porque ele sempre às invalida. Isso também pode causar retraimento e timidez. 

É bastante marcante o fato de que ambos, Magnesium e Phosphorus, tenham  grande necessidade de contato e medo de perde-los. Esse tema aparece  num sonho patogenético de Lassauw: “Eu estava num pátio cercado por um prédio escolar (Phos) em três lados. Parecia, um pouco, uma prisão. Não havia mais ninguém lá. De repente, me senti muito sozinho (Mag e Phos), longe de casa, sem saber aonde ir. Era um sentimento ruim, nunca antes o tive. Havia uma pessoa negra, que veio do prédio que foi embora. Comecei a andar pela cidade. Uma mulher se aproximou de mim (Phos) e ofereceu me mostrar um parque maravilhoso. Ela era uma pessoa muito legal (Mag). Fomos ao parque descendo uma longa escada. Tudo era muito belo, mas não me fez mais feliz. Ainda tinha a sensação de que  “nada disto é para mim “. Quando tudo terminar, vou ficar com a sensação de solidão que tinha no patio”. 

A sensação de solidão nessa patogenesia é ainda mais forte que nos outros Magnesium e Phosphorus.

Tema: ilusão de que perderão todos os contatos se ficarem zangados. São muito nervosos e medrosos nos seus contatos com outras pessoas. Têm medo de que os outros fiquem zangados. Têm medo de falar algo errado, que possa incomadar o outro. Têm medo de brigas, caso o frágil contato se quebre. Mas, têm grande desejo de contatos e comunicação. No entanto, a longo prazo, começam a evitar, novamente, esses contatos, porque a tensão que vem junto é excessiva para eles.

A escola é dificil para eles. Sentem que não podem aprender  rapidamente. Pensam que os outros vão culpá-los por isso e vão começar a brigar. Pensam que vão ser expulsos da escola. Por causa dessa sua tensão, cansam-se rapidamente quando estudam. 

Gostam de viajar mas podem sofrem de nostalgia. 

Medos: de estar sozinho, de pessoas, de doenças, da morte. Assustam-se facilmente 

 Comparações: O medicamento mais proxima de Mag-p é Colocynthis. Ambos têm cólera reprimida. A diferença é que Colocynthis reprime a cólera por causa da pressão social ou do código de conduta social. Mag-p reprime a cólera porque têm medo de perderem os seus contatos com outros. As queixas físicas são muito parecidas em ambos os medicamentos: dores espasmócdicas, melhora pela pressão e curvando-se para frente, melhora com o calor calor. Mas Colocynthis  melhora pela pressão, o que pode ser traduzido como “colocando sob controle”ou “segurando”. Mag-p melhoram pelo calor, o que podemos traduzir como calor humano ou “contato”.



logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos