Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Magnesium phosphoricum

Magnesium phosphoricum

Casali

Magnesium phosphoricum

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com o sal “fosfato de magnésio”.

Palavra chave:
Dor, cólica, nevralgia, antiespasmódico. Plantas fracas.

Tropismo Homeopático:
Sistema nervoso central, músculos lisos, nervos periféricos.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Dores, nevralgias espasmódicas, crampoides, repentinas e paroxísticas.

Sinais de Exaltação
Sensações:
Cérebro estar líquido, partes do cérebro movendo, abdome cheio.

Sinal Mental:
Confusão mental.

Sinal Geral:
Fala lamentando.

Sinais Físicos:
Sede de bebida gelada. Dismenorreia membranosa. Opressão no peito. Voz rouca. Palpitações nervosas. Tremor nas mãos. Agitação dos membros. Cãibras na panturrilha. Fraqueza/rigidez na ponta dos dedos. Fraqueza muscular.

Generalidades
Agrava:
Com frio/toque, à noite, estando cansado.
Melhora:
Com calor, dobrando o corpo, por pressão/fricção local.

Lateralidade:
Direita.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Dores Agudas (6 a 30CH) – Espasmos e nevralgias. Cãibras. Dores. Latejamento forte. Paroxismos que surgem e desaparecem. As dores pioram com o frio e melhoram com o calor e compressão (com frequência acompanhadas de nervosismo). Hipersensibilidade, agitação física. Normalmente as dores se irradiam e são causadas por frio, por esforços físicos, atingindo apenas alguns músculos. As dores mais comuns são:
• Espasmos no útero, nevralgia do ovário direito, melhorando ao dobrar o corpo a frente e após fricção.
• Dores no intestino que melhoram dobrando o corpo e não melhoram com liberação de gases.
• Dores no estômago que melhoram dobrando o corpo e após fricção.
• Nevralgia na face, geralmente à direita, com contração muscular na face.
• Dor de dente e ciática.
• Espasmo nas coronárias.
• Tiques com dor, principalmente no lado direito do corpo.
• Cãibras musculares, soluços dolorosos.
Atenção:
Pessoas muito sensíveis. Pessoas com muita atividade intelectual. É o genérico das dores (grande variedade de dores). Muito efetiva nas cólicas (com gases) de crianças. Dores que aparecem e desaparecem repentinamente, intermitentes, intoleráveis, que mudam de lugar. É tão efetiva quanto Chamomilla e Colocynthis. Dores com alívio dobrando o corpo afrente e que melhoram com aplicações locais de calor. Cãibras de extremidades. Angina do peito, tétano, epilepsia, ciática. Coqueluche (com dores e grito agudo) usar 30CH.

Quadros Vegetais:
Plantas que não conseguem permanecer erectas ou firmes aparentando estarem fracas. No metabolismo há dificuldade do fósforo transitar e desempenhar a função de levar energia. As plantas se comportam como se contivessem pouca água, como suscetíveis ao frio ou a chuva. As folhas não têm verde intenso. A fotossíntese é menos efetiva assim como, a nutrição geral. A planta na sua totalidade é afetada por qualquer distúrbio que ocorra em alguns dos seus órgãos ou partes.

Dinamizações:
3D a 200. Nas Cólicas de Crianças: 30CH.

Antídotos:
Belladona, Gelsemium, Lachesis.

Proximidades:
Kali phosphoricum, Colocynthis, Zincum, Dioscorea.

Magnesium phosphoricum

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Remédio do Dr. Schuessler para cãibras, convulsões, dores nevrálgicas e efeitos espasmódicos; mostrando sua influência nos NERVOS e músculos. Adequado para pessoas altas, magras, morenas e neuróticas; ou sujeitos exaustos, lânguidos e cansados. Nervoso, tenso e sujeito a súbitos violentos paroxismos de dores nevrálgicas; afiado, disparando como um raio, mudando de lugar repentinamente; radiante, enfadonho, constritivo; gritos de extorsão; causando inquietação e prostração, etc. Espasmos. Tic. efeitos espasmódicos; soluço, bocejo, coreia; cólicas de escritor, piano, violinista, etc. Muita dor. Efeitos nocivos de ficar em água fria, banho frio; trabalhando em argila fria; cateterismo; dentição; estudar. Queixas de crianças com dentição. Coreia melhor durante o sono, pior nas fezes e emoções. Paralisia, paralisia agitante.

Piora:
FRIO; AR, correntes de ar, descobrimento, água. Deitado do lado direito. Tocar. Periodicidade. NOITE. Leite. Exaustão.

Melhora:
Cordialidade. Banho quente. Pressão. Dobrando. Fricção.

Mente:
Sempre falando de suas dores. Indisposição para estudar; ao trabalho mental. Sonolência a cada tentativa de estudar. Fala consigo mesmo constantemente, ou senta-se em silêncio melancólico, ou carrega coisas de um lugar para outro e vice versa.

Cabeça:
Dores após trabalho mental; melhor pelo calor. Sensação como se o conteúdo fosse líquido; como se partes do cérebro estivessem trocando de lugar; como se fosse um boné na cabeça. A partir de um choque elétrico na cabeça que se estende a todas as partes do corpo.

Olhos:
Dores supra-orbitais melhor calor. Contração das pálpebras. Olhos; quente, dolorido; cansado. Nistagmo; estrabismo, ptose, fotofobia.

Ouvidos:
Dor nevrálgica severa piora ao entrar no ar frio; lavar rosto e pescoço com água fria; pior atrás da orelha direita.

Face:
Neuralgia piora quando o corpo fica frio; de lavar ou ficar em água fria, ao abrir a boca para comer ou beber.

Boca:
Rachaduras nos ângulos dos lábios. Dor de dente melhor calor e líquidos quentes. Língua limpa; com cólica. Contração dolorosa da articulação da mandíbula com espasmos para trás. Sabor de banana. A comida não tem o gosto certo. Gagueira espasmódica.

Garganta:
Dor rígida; as partes parecem inchadas (à direita); com frio e dor por toda parte. Angina nervosa.

Estômago:
Soluço dia e noite. Dor em queimação, vômitos e soluços melhoram com bebidas
quentes; câncer de estômago. Sede de bebidas muito geladas.

Abdome:
Enteralgia; cólica flatulenta; melhor dobra dupla; fricção; cordialidade; pressão; com eructações que podem ou não aliviar. Sensação de inchaço no abdome; deve afrouxar as roupas; andar por aí e constantemente passar flatulência. Corte nas coxas. Abdome contraído. A diarreia cessa; espasmos ou outros problemas cerebrais definidos em.

Urinário:
Enurese noturna por irritação nervosa. Neuralgia vesical após uso de cateter.

Fêmea:
Cólica menstrual melhor pelo fluxo. Dismenorréia membranosa. Menstruação; muito cedo, escuro, pegajoso, alcatrão, fluindo à noite deixando uma mancha rápida. Neuralgia ovariana. Vaginismo.

Respiratório:
Espasmódica, tosse convulsa melhor ar fresco. Asma nervosa espasmódica.

Coração:
Angina de peito. Pulso irritável. Palpitação nervosa.

Pescoço e Costas:
Rigidez do pescoço e das costas. Cólicas. Uma vértebra parece ausente.

Extremidades:
Pele dos dedos apertada. Dores nos membros inferiores; lados alternados. Paralisia agitante. Tremor de mãos. Escritor, cãibras do jogador. Cãibras por esforço prolongado, pelo uso prolongado de ferramentas. Contração cólica dos dedos. Ciática com pés sensíveis.

Pele:
Coceira do barbeiro. Erupções herpéticas com escamas brancas.

Dormir:
Sonolento ao tentar estudar_ Bocejo espasmódico como se fosse deslocar a mandíbula, com lágrimas.

Febre:
O calafrio sobe e desce pelas costas, com tremores seguidos de sufocamento.

Relacionado:
Coloco; Dioscorea

Magnesia phosphorica

(Fosfato de magnésio)

Autor: Sr Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Sinonímia:
Phosphas magnesise.
Dores agudas, lancinantes, erráticas e acompanhadas de cãibras. O maior remédio homeopático da” dor, sobretudo das cólicas flatulentas das crianças e dos recém-nascidos. Em regra, a língua é limpa. “Magnesia phosphorica — diz o DR. NASH — ocupa o primeiro lugar entre os nossos melhores remédios para as nevralgias ou dores, e nenhum como ela possui tão variada quantidade de dores. Podem ser agudas, cortantes, lancinantes, picantes, despedaçado-ras, penetrantes, aparecer ou desaparecer subitamente, intermitentes, com acessos quase intoleráveis, mudando rapidamente de lugar, calambróides. Esta forma é, na minha opinião, a mais característica e se observa principalmente no estômago, no ventre e na bacia. Para a cólica das crianças é tão útil como Chamomila e Colo-cynthis e, na dismenarréia nevrálgica com dores calambróides, não conheço remédio que a iguale; age mais rapidamente que qualquer outro medicamento.” Dores de cabeça espasmódicas, após esforço mental. Dores que obrigam o paciente a curvar-se para a frente. As dores de Magn. phosph. são aliviadas pelas aplicações locais quentes. Reumatismo. Um remédio anti-espasmódico. Espasmos da dentição sem febre. Cãibras nas extremidades. Paralisia agitante. Enteralgia. Cólicas flatulentas que obrigam o doente a se curvar, aliviada pelas fricções, calor e, apesar da eliminação dos gases, não passam. Angina do peito, Coreia. Papeira. Tetania. Epilepsia. Ciática. Remédio proeminente da coqueluche, que começa como um resfriado comum e cujo acesso termina por um grito agudo; use-se a 30.ª din.

Ponto de Weihe:
Combinação dos pontos de Calc. Phosphoricum e Nux-vomica.

Antídotos:
Bellad., Gelsem. e Lachesis.

Doses:
3.ªx à 200.ª. O DR. J. C. MORGAN obteve sucessos absolutas, prontos e invariáveis com a 30.ª din. nas cólicas das crianças. Age melhor, quando dada em água quente. D6 e D12 coloidais.

 

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos