Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Melilotus

Melilotus

Casali

Melilotus 

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita com a planta conhecida por “Trevo Amarelo”, “Trevo Cheiroso” ou “Meliloto” (Melilotus officinalis) família Leguminosae.

Alguns Compostos Bioativos:
Melitosídeo, Melilotol, Umbeliferone, Escopoletina, Fraxidina, Canavanina, Trigonelina.

Palavra Chave:
Dor de cabeça congestiva, dores, debilidades mentais e visuais.

Patogenesia
Sinais Funcionais:
Congestões locais, principalmente no cérebro, acompanhadas de dor de cabeça, podendo ocorrer convulsões e distúrbios mentais. Dores sacrolombares. Paralisia do intestino e da bexiga.

Sinais De Exaltação
Sensações:
Pressão da genitália feminina (abaixo), sangue vai jorrar pelo nariz/olho/orelha, sufocação ao caminhar, peso no peito, cérebro ondulando, plenitude do reto/ânus, latejamento no ânus e intestino reto, ser olhado, pressão sobre as órbitas, constrição no ânus.

Sinal Existencial:
Desejo de suicídio.

Sinais Mentais:
Pensa que todas pessoas estão observando seus movimentos. Memória fraca. Ideias volúveis. Dificuldade de concentração. Pensa que pessoas estão lhe procurando. Navega nas ilusões que afluem.

Sinais Emocionais:
Tristeza. Depressão.

Sinais Comportamentais:
Comporta-se como: tímido, receoso de falar alto. Desejo de fugir, desejo de esconder. Impulso de matar.

Sinais Gerais:
Pontos pretos no campo visual. Opressão no crânio, latejamento na fronte. Campo visual pouco nítido (diminui o campo visual com as pálpebras no sentido de melhorar a visão). Narinas secas. Face vermelha com latejamento das carótidas. Pouco volume da menstruação (fluxo intermitente e com náuseas). Cócegas na garganta. Desejos de esticar a perna. Extremidades frias. Pele fria.

Sinais Físicos:
Palidez. Vômito. Dor de cabeça. Frialdade (mão/pé). Nevralgia no lado direito do pescoço atingindo o lado direito da cabeça. Dor no couro cabeludo. Epistaxe intensa. Prisão de ventre (evacuação com dores). Ânus constrito. Adia a defecação até acumular fezes. Fisgadas externas na genitália feminina. Dismenorreia. Nevralgia nos ovários. Hemoptise nas vias respiratórias. Dor e dormência no joelho e nas articulações.

Generalidades
Agrava:
Movimentação, chuva, clima variando, às 16 h.
Melhora:
A dor de cabeça melhora com o fluxo menstrual ou com epistaxe.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Congestão do Cérebro ou do Rosto (4 a 6CH) – Dor de cabeça que melhora se ocorre perda de sangue. Vermelhão na face e cefaleia que lateja na testa principalmente. A congestão piora se há chuva forte ou calor, e, melhora com vinagre aplicado localmente. Agrava com frio (água fria, ar frio), com micção intensa, com o corpo na horizontal. Carótidas latejando. Pode ocorrer: convulsões, impulsos (de fuga, de matar, de esconder, de suicídio). Nas situações crônicas tem depressão mental, esquecimento, timidez, medo de falar alto, sensação de ser observado (6CH a 30CH).
B) Paralisia do Intestino (6 a 12CH) – Não percebe movimentação no intestino, nem tem vontade de evacuar até que a acumulação cause latejamento ou plenitude no reto e no ânus.
C) Dores no Lombo e no Sacro (5 a 6CH) – Dores que provocam necessidade de se mover piorando ao sentar, melhorando em pé ou ao andar.

Quadros Diversos:
Dores de cabeça congestivas com rosto quente e com latejamento na testa. Cefaleias nervosas. Delírios. Espasmos de crianças. Depressão. Perda de memória. Eclampsia. Manias.
Atenção:
Força interior que atrai causando plenitudes. Epilepsia após trauma craniano/ acidentes. Hemorragias que acontecem após a pessoa ter rosto quente e face vermelha. Paralisia intestinal ou vesical. Eclampsia.

Outras Denominações:
Melilotus vulgaris, Trifolium officinalis.

Proximidades:
Glonoinum, Belladona (dor de cabeça), Amyl nitrosum, Collinsonia, Melilotus alba

Melilotus 

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
Este medicamento produz congestões esp. para a CABEÇA; e profusa, hemorragia vermelha brilhante, que dá alívio. Espasmos infantis. Epilepsia de golpe na cabeça. Dor com debilidade. Sensação de crueza.

Piora:
Climatério. Andando. Mudança de tempo tempestuoso, chuvoso.

Melhora:
Sangrando. Micção profusa. Vinagre (aplicação).

Mente:
Quer fugir e se esconder. Medo do perigo, de ser presa ou de falar alto, ela sussurra. Memória traiçoeira. Acha que todo mundo está olhando para ela. Quer se matar; ou ameaça matar quem se aproximar. Melancolia religiosa. Chorando.

Cabeça:
Fluxos de sangue na cabeça. VIOLENTO; PATIA, CONGESTIVO; dores de cabeça nervosas e periódicas; ameaça sua razão; melhor sangramento nasal; fluxo menstrual; aplicação de vinagre. Plenitude em toda a cabeça. Dor de cabeça alternando com dor nas costas.

Olhos:
Quente, pesado, quer fechá-los bem para aliviar. Como se fossem muito grandes.

Nariz:
Seco, deve respirar pela boca. Epistaxe profusa e frequente, com melhora geral.

Face:
Vermelho intenso; e ruborizada com carótidas latejantes e dor de cabeça. Vermelho antes de hemorragias do nariz, pulmões, útero.

Urinário:
Micção profusa frequente que alivia a dor de cabeça.

Fêmea:
Dor aguda e recorrente na vagina e vulva no final da menstruação.

Respiratório:
Sente como se estivesse sufocando; pior caminhada rápida. Como se as roupas fossem muito apertadas no peito.

Pele:
Seco.

Relacionado:
Sino; Cálculo; Gloninum

Melilotus 

(Trevo amarelo)

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Usado na composição do queijo suíço (Schabzieger) e no Gruyère.

Sinonímia:
Melilotus vulgaris e Trifolium officinalis. Pertence às Leguminose. O principal uso deste remédio é nas dores de cabeça congestivas, com faces afogueadas, latejos na fronte e sensação de ondulação no cérebro; às vezes aliviadas pelo botar sangue pelo’ nariz ou pelo aparecimento das regras. Rival de Belladona e Gloninum. Útil também nas dores de cabeça nervosas. “Eu o aprecio muito nas dores de cabeça nervosas, e sempre ando com ele na minha carteira, em tintura-mãe, que administro por olfação.” (DR. HUGHES). Onde há ou houve grande hemorragia, precedida de faces quentes e vermelhas, este remédio dá alívio — em tais casos a face pode estar mortalmente pálida. Mania, deliriam tremens. Espasmos infantis. Melancolia. Falta de memória. Dismenorréia; nevralgia ovariana. Eclampsia.

Dose:
1.ª à 3.ªx. Ou tint.-mãe em inalações.

logo-naturoergos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos

Cina