Casali
Spigelia anthelmia
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “lombrigueira” ou “raiz rosada”, família Loganiaceae.
Palavra Chave:
Nevralgia. Angina. Pericardite. Verminose. Animais com vermes.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Eretismo do coração.Excitação do nervo grande simpático. Estado de hiperexcitação nervosa e nervosismo. Dores tipo nevralgia nos músculos e nas articulações.
Sinais De Exaltação
Sensações:
Queimação na parte do corpo que está dolorida, pressão nos olhos, aumento da cabeça, vermes subindo pela garganta, frio no corpo, olhos avolumados.
Generalidades
Agrava:
Com toques, ao banhar-se, com mudança do clima, com chuvas fortes, com movimentação, deitando sobre o lado esquerdo. As dores pioram com barulho, com fumaça de cigarro, com café.
Melhora:
Com repouso, em ambiente seco, após o pôr-dosol, estando com a cabeça erguida, realizando aspirações profundas de ar.
Lateralidade:
Esquerda.
Indicações
Quadros Comuns:
A) Nevralgia (9 a 30CH)
– Dores agudas paroxísticas que irradiam e latejam piorando com movimentação ou toque. Pode ser acompanhada de eretismo no coração, com dores e palpitações. As dores são mais intensas ao meio-dia, diminuindo até o entardecer. Nos olhos:órbita ocular com dores que vão até o ossomalar e o maxilar superior com lacrimejamento e hipersensibilidade latejante. As dores são compressivas ao virar os olhos. Nos dentes: as dores pioram ao fumar. Após comer melhoram. No occipício: a dor vai até o vértex, couro cabeludo sensível, nuca endurecida. No tórax: dor com dispneia, piorando com cabeça baixa e deitado do lado esquerdo.
B) Coração (4 a 9CH)
– Palpitações fortes. As dores são paroxísticas, agudas e latejantes ou constritivas com pulso rápido. As dores podem atingir a omoplata, o braço esquerdo e músculos do peito.
C) Distúrbios Diversos (6 a 12CH)
– Sensações de frio no corpo seguidas de arrepio (em partes do corpo). Catarro crônico nas coanas. Boca com cheiro ruim. Rosto pálido com halo amarelado nos olhos. Irritabilidade, insônia,péssimo hálito, midríase, dores no estômago (com náuseas e arrotos), dor no intestino, tremor nas pálpebras, palpitações do coração,gagueira e tonteira. Anemia, fraqueza, dor de cabeça do lado esquerdo. Verminose. Glaucoma. Nevrite dos olhos. Falta de ar, angina do peito. Pericardite, e endocardite de origem reumática. Cefaleias que variam durante o dia (com máximo ao meio-dia e mínimo de manhã e entardecer).
Quadros Animais:
Verminose. 6CH.
Atenção:
Nos quadros cardíacos são indicadas 4 a 9CH, com ação rápida de 1 a 3CH. Nos quadros de dores 9 a 30CH (5 a 7CH agem mais rápido). Indicado a pessoas anêmicas e escrofulosas que estando agravadas têm temor de: agulha, faca pontuda e tesoura. Dores que agravam no umbigo de crianças. O tipo Spigelia é considerado o tipo Arnica em estado crônico.
Homeopatias Sucessoras:
Arnica, Arsenicum, Belladona, Digitalis, Iris versicolor, Kali carbonicum, Kalmia, Nux vomica, Pulsatilla,Rhus, Sepia, Sulphur, Zincum.
Antídotos:
Aurum, Camphora, Cocculus, Pulsatilla.
Duração:
20 a 30 dias.
Proximidades:
Cactus, Kalmia, Phosphorus, Thea, Verbascum, Actea racemosa, Cina, Aconitum, Cimicifuga, Cinnabaris, Naja, Spongia, Sabadilla, Teucrium.
Phatak
Spigelia anthelmia
Autor: Dr. S. R. Phatak
Obra: Matéria Médica Concisa
Generalidades:
Conhecida como raiz rosada, afeta acentuadamente os NERVOS; TRIFACIAL; CORAÇÃO; OLHOS, dentes, tecido fibroso e LADO ESQUERDO. Produz sintomas cardíacos e oculares combinados ou estes últimos como acompanhamento. AS DORES são violentas, queimando, como agulhas ou fios quentes, espasmos, rasgando, costurando; irradiando para outras partes. Neuralgia. Dores de sol. Está adaptado a indivíduos anémicos, debilitados, reumáticos e escrofulosos. Muito sensível ao toque; partes tocadas ou machucadas, sentir frio ou causar formigamento ou tremores pelo corpo. Crianças com vermes; referem-se ao umbigo como a parte mais dolorosa. O corpo parece leve ao caminhar; pesado e dolorido ao se levantar de um assento.
Piora:
TOCAR. MOVIMENTO. Frasco. Periodicamente; com o sol. Tabaco. Coito. Levantando os braços. Depois de comer. Pensando nisso. Inclinando-se. Nariz assoando. Expiração.
Melhora:
Deitado sobre o lado direito com a cabeça erguida. Inspirador. Pressão constante. Enquanto come.
Mente:
Medo de coisas pontiagudas; alfinetes, agulhas. Inquieto e ansioso. Senta-se como se estivesse perdido em pensamentos; olha fixamente para um único objeto. Humor suicida sombrio. Facilmente ofendido.
Cabeça:
Dor do occipital esquerdo para o olho esquerdo, pior inclinando -se; dando um passo em falso, abrindo a boca. Vertigem; os pés como se estivessem mais altos que a cabeça; pior olhando para baixo, deve olhar para frente, pior em pé, andando. Neuralgia supra-orbitária. Parece muito grande.
Olhos:
Sinta-se muito grande. Dor intensa dentro e ao redor dos olhos, estendendo-se profundamente na cavidade, pior pensando neles. Squint com vermes. Olhos; vermelho; dor, dor de desenho; anéis amarelos sobre. Como se agulhas fossem enfiadas. Lacrimejamento; profusa, do lado afetado; lágrimas acre. Dificuldade em levantar as pálpebras com sensação dolorosa de rigidez. Inclinação para piscar. Dificuldade para ajustar os óculos, sem foco fixo, sem visão fixa; erros latentes de visão. Eso e exoforia. Picadas nas pálpebras. Pálpebras evertidas.
Ouvidos:
Surdez periódica; as orelhas parecem recheadas.
Nariz:
Catarro crônico com excrementos pós-nasais. Cócegas e coceira no nariz. Secar anteriormente. Fluxo de água durante a prosopalgia.
Face:
Prosopalgia envolvendo olho, zigoma, bochecha, dentes; templos. pior toque, curvando-se; da manhã até o pôr do sol; beber chá; indo e vindo de repente.
Boca:
Respiração ofensiva. Dor de dente pior depois de comer e resfriado, ao pensar nisso é melhor fumar tabaco. Língua; revestido de amarelo ou branco; queimação ou pontos; rachado.
Estômago:
Aversão à fumaça do tabaco e rapé. Fome voraz. Náusea com sensação de verme subindo na garganta.
Abdome:
Cólica, com dores de beliscar na região umbilical. Fezes de apenas grandes pedaços de muco. Coceira, cócegas no ânus e reto. Vermes. Flato muito ofensivo. Desmaia ao evacuar.
Urinário:
Urina abundante, com urgência frequente, principalmente à noite.
Respiratório:
Dispneia pior movendo na cama; levantar os braços; deve ficar do lado direito, com a largura da cabeça alta. Hidrotórax. Doença cardíaca. Pontos no peito pioram menos movimento ou ao respirar. Tremendo no peito.
Coração:
PALPITAÇÃO; violento, audível; acompanhando outros sintomas. Dores violentas ou compressivas, irradiando para a garganta; braços, escápula, pior movimento, ou flexão dupla. Palpitação, com odor fétido na boca. Dor, ronronar; rachaduras na região do coração. Pericardite. Angina pectoris com desejo de água quente que melhor. Cardite reumática. Pulso; intermitente, com palpitação nervosa; fraco trêmulo irregular. Pulsação das artérias carótidas e subclávias.
Pescoço e costas:
Pescoço rígido; dores na têmpora direita ou dor do ombro esquerdo ao pescoço. Corte sobre a escápula esquerda.
Extremidades:
Braço esquerdo dormente. Pulsação nas patelas.
Febre:
Aquecer; rubor à noite; atrás. Suor ofensivo; na parte superior do corpo; nas mãos, frio.
Relacionado:
Cact.
Complementar:
Calcarea
Nilo Cairo
Spigelia anthelmia
(Lombrigueira)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Spigelia anthelmintica. Pertence às Loganiaceae.
Um grande remédio para nevralgia em qualquer parte. Pessoas anêmicas e fracas. Dores de cabeça à esquerda que se agravam pelo menor movimento ou ruído. Helmintose com estrabismos, movimentos musculares, palidez e fraqueza. Dores nevrálgicas intensas caracterizam este remédio. Dores de cabeça, dores de dentes, nevralgia facial á esquerda. Dores nos olhos; glaucoma. Nevrite óptica. Pior por levantar-se. Mau hálito. Violentas palpitações visíveis do coração, dores no coração, falta de ar. Angina de peito. Pericardite. Endocardite reumática. Precisa deitar-se do lado direito com a cabeça alta. Enxaqueca evoluindo segundo a curva solar. Um remédio para sintomas devidos a vermes nas crianças. Diarreia devida a lombrigas.
Ponto de Weihe:
No ângulo costo-xifoidiano,
Remédios que lhe seguem bem :
Arnic., Ars., Bel., Colc.,Cimic., Digit., Iris, Kali carb., Kalm., Nux, Puls., Rhus, Sepia, Sulph. e Zinc.
Antídotos:
Aur., Camphora, Cocc. e Pulsat.
Duração:
De 20 a 30 dias.
Dose:
1.ª a 3.ª nas moléstias do coração; 5.ª à 30.ª, nas dores nevrálgicas.