Casali
Condurango
Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte
Livro: Acologia de Altas Diluições
A preparação básica é feita com a planta “parreira condor”, família Asclepidaceae. Na fitoterapia é usada como tônico digestório amargo, contra dor de estômago.
Palavra chave:
Úlceras, neoformações, esôfago, fissura no canto da boca, rachaduras.
Patogenesia
Sinais Funcionais:
Irritação dolorosa com tendência a ulcerar: no estômago, no esôfago, na mucosa intestinal. Irritação com tendência a neoformações: na língua, nas mucosas, na pele, nos orifícios (pele e mucosa). Formação de tecidos tipo epitelioma.
Sinais de Exaltação
Sensações:
Constrição no esôfago, alimentos aderidos ao esôfago.
Sinais Gerais e Físicos:
Vômitos de alimentos, fissuras onde há transição pele-mucosa.
Indicações:
Irritações dolorosas crônicas. Irritação do esôfago (com sensação de queimadura/constrição e com dores). Os alimentos parecem agarrar na parede do esôfago e causam vômito. Irritação do estômago e do intestino (com tendência ulcerativa). Irritação da língua (com tendência a neoformações) (4CH ou 5CH). Câncer do esôfago, estreitamento do esôfago e úlcera do esôfago. (4CH ou 5CH). Nos casos de tumor (1D). Tumor aberto e úlcera cancerosa. Rachadura dolorosa no canto da boca. Catarro crônico do estômago. Epiteliomas com rachadura. Lepra. Epitelioma no ânus ou nos lábios.
Dinamizações:
4CH a 9CH. Nos tumores: 30CH.
Outras Denominações:
Cunduranga, Echites acuminata, Equatoria garciana, Marsdenia reichembachii.
Nilo Cairo
Condurango
(Parreira condor)
Autor: Sr Nilo Cairo
Obra: Guia de Medicina Homeopática
Sinonímia:
Cunduranga, Echites acuminata, Equatoria garciniana e Marsdenia Reichenbachu. Pertence às Asclepiadaceae. Este remédio tem alcançado considerável reputação no tratamento de cancro. Muitos casos melhoram sob o uso da 1.ª dinamização decimal; cancros abertos e úlceras cancerosas; tem um grande poder de aliviar as dores do cancro.” (DR. W. A. DEWEY). Dolorosas rachaduras nos cantos da boca é uma das principais características deste medicamento. Catarro crônico do estômago; estreitamento do esôfago. Epiteliomas com rachaduras. Lepra.
Dose:
T. M. à 3.ªx. Nos tumores, a 30.ª.
Uso externo:
Úlceras, rachaduras da pele, cancro e lepra.