Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Início » Convallaria majalis

Convallaria majalis

Casali

Convallaria majalis

Autores: V. W.D.Casali, F. M.C.Andrade, E. S.M.Duarte

Livro:  Acologia de Altas Diluições

A preparação básica é feita apenas com plantas recém colhidas do “lirio dos vales”, família Liliaceae. Na fitoterapia é usado como tônico cardíaco e diurético.

Palavra chave:
Coração, batimentos.

Patogenesia
Sinais funcionais :
Eretismo e irregularidades no coração. Oliguria. Dor no útero com palpitação do coração. Enfraquecimento geral com irritabilidade e limitações mentais.

Sinais de Exaltação
Sensações: 
Coração cessa de bater e recomeça repentinamente em saltos, língua ferida/escaldada, garganta ferida (ao inspirar), roupas estarem sempre apertadas, calor na garganta, o coração bate em todo o espaço do peito, bexiga dilatada.

Sinais mentais:
Embotamento mental. Irritabilidade. Apreensão mental.

Sinais gerais: 
Manifestações de histeria. Vê mancha cinzenta com cerca de 7 cm. Range dentes pela manhã. Gosto de cobre. Língua com camada pesada.

Sinais físicos:
Dor de cabeça. Couro cabeludo sensível. Abdome borbulha. Tem dores com respiração profunda. Cólica no abdome. Dor na bexiga. Micção frequente. Dores nas articulações sacroilíacas que descem pela perna. Prurido no canal urinário e vaginal.
Respiração dificultada (dispneia ao caminhar). Palpitação no coração com pouco esforço. Pulso irregular. Dor no pulso. Mãos tremem. Lombo com dores. Dor na perna, até no dedão e tornozelo. Dor de cabeça e sede durante os calafrios.

Generalidades
Agrava: 
Em ambiente quente.

Melhora: 
Estando ao ar livre.

Indicações
Quadros Comuns:
A) Sistema Circulatório (3D a 4CH) Pulsação cardíaca irregular (lenta quando em repouso ou deitado e rápida ou irregular quando em pé ou caminhando). Agrava em local quente, entre 14 e 17h. Melhora após alimentar-se. Dor no peito correspondente a ponta do coração com palpitações, com sensação de parada cardíaca seguida de batidas em salto e fortes. Dilatação ventricular esquerda. Dispneia. Oliguria. 
Pode ocorrer paralelamente: dores no útero (muito intensas, como no parto) e prurido vaginal.
B) Sistema Nervoso (3CH a 6CH) Irritabilidade. Dificuldades de raciocínio. Histeria. Quadros Diversos – Herpes nasal. Palpitações cardíacas devidas a nicotina. Congestão pulmonar. Ortopneia, dispneia, congestão pélvica, micção frequente.
Dores no abdome. Epistaxe. Manifestações histéricas. Hidropisia. Anasarca. Febre com calafrio nas costas ao longo da coluna e com dispneia.

Atenção:
Usado quando:
a) as válvulas estão muito distendidas e já iniciaram a dilatação,
b) não há hipertrofia compensatória,
c) há destacada estagnação venosa. Pessoas que apavoram facilmente, pensam pouco, irritáveis e têm o coração como órgão de choque. Tudo nela dilata, expande, aflora.

Outras denominações:
Lilium convallium.

Convallaria majalis

Autor: Dr. S. R. Phatak 

Obra:  Matéria Médica Concisa

Generalidades:
É útil para afecções do coração. Dilatação do coração sem hipertrofia compensatória; quando a estase venosa é marcada. Aumenta a ação do coração, torna-o mais regular. Dor na região uterina, com palpitação do coração. Sensação como se o coração tivesse parado de bater, começando de repente. Movimento no abdome como do punho de uma criança. Dispneia; hidropisia; tendência anúrica. Coração de tabaco.

Melhora:
Ar livre.

Piora:
Deitado de costas. Quarto quente.

Convallaria majalis

Autor: Sr Nilo Cairo

Obra:  Guia de Medicina Homeopática

Sinonímia:
Lilium convallium. Pertence às Liliaceae, tem de ser preparado de plantas frescas. Tonicardíaco. Dá energia ao coração e os batimentos tornam-se regulares. Dilatação ventricular, sem a hipertrofia compensadora com estase venosa. Dispneia e anasarca. Irritabilidade. Manifestações histéricas. Hidroa do nariz. Epistaxe. Gosto de cobre na boca. Abdome doloroso. Movimento como o de uma criança dentro da barriga. Urinação frequente. Fraqueza na região uterina com palpitações cardíacas. Congestão pélvica. Congestão pulmonar passiva. Ortopnéia. Dispneia. Palpitações cardíacas devidas a tabagismo. Parece que o coração vai parar de bater.

Dose:
Tintura-mãe nas afecções cardíacas, na dose de uma a quinze gotas. Nos outros casos, 3.ª, 5.ª e 6.ª.

Convallaria majalis

Autor: Boericke

Livro:  Matéria Médica

Benefícios e Indicações

Convallaria majalis, também conhecido como Lírio do Vale, é um remédio eficaz para o coração, aumentando a energia da ação cardíaca e tornando-a mais regular. É recomendado quando os ventrículos estão distendidos, com início de dilatação e ausência de hipertrofia compensatória. Também é útil para tratar a estase venosa marcada, dispneia, hidropisia e a tendência aneurismática, além de ser indicado para casos de anasarca (edema generalizado).

Mente e Cabeça

Convallaria majalis pode ser indicado para pacientes com intelecto embotado e facilidade para sofrer emocionalmente. Dor de cabeça maçante é um sintoma comum, especialmente quando a dor é ascendente e acompanhada de rouquidão. O couro cabeludo pode ser sensível, e o paciente pode apresentar irritabilidade e manifestações histéricas.

Face

A face pode ser afetada por hydroa, especialmente ao redor do nariz e lábios, com sensação de dor e ressecamento. Também pode ocorrer epistaxe (sangramento nasal) e a percepção de manchas cinzas imaginárias, de cerca de três polegadas quadradas.

Boca

O ranger de dentes pela manhã, um gosto acobreado na boca e uma língua que parece dolorida e escaldada são sintomas indicativos do uso de Convallaria majalis. A língua tende a ser larga, grossa e coberta por um revestimento pesado e sujo.

Garganta

Uma sensação de carne crua na parte de trás da garganta ao inspirar é característica de Convallaria majalis.

Abdômen

O remédio pode ser indicado para dores abdominais, especialmente quando o abdômen está sensível e as roupas parecem apertadas. O paciente pode sentir gorgolejo e dor ao respirar profundamente, com movimentos abdominais semelhantes ao movimento de um punho de criança. Dores em cólica também são comuns.

Órgãos Urinários

Convallaria majalis pode ser útil em casos de dor na bexiga, que parece distendida, micção frequente e urina escassa e de odor ofensivo.

Fêmea

Em mulheres, Convallaria majalis pode ser indicado para grande dor na região uterina, acompanhada de palpitação simpática do coração. Também pode aliviar dores nas articulações sacroilíacas, que se irradiam para a perna, e coceira no meato urinário e na região vaginal.

Respiratório

Este remédio pode ser útil no tratamento de congestão pulmonar e ortopneia (dificuldade para respirar ao deitar). Dispneia ao caminhar e sensação de calor na garganta também são indicativos para o uso de Convallaria majalis.

Coração

Convallaria majalis é especialmente indicado para distúrbios cardíacos, como a sensação de que o coração bate em todo o peito, endocardite com ortopneia extrema e sensação de que o coração para de bater, começando novamente de maneira repentina. A palpitação ao menor esforço e angina de peito são comuns, assim como o “coração de tabaco”, especialmente quando relacionado ao consumo de cigarros. O remédio também pode ajudar em casos de pulso extremamente rápido e irregular.

Costas e Extremidades

O uso de Convallaria majalis pode ser indicado para dor e desconforto na região lombar, além de dor nas pernas e no dedão do pé. Tremores nas mãos e dores nos pulsos e tornozelos também podem ser tratados com este remédio.

Febre

Convallaria majalis pode ser útil no tratamento de febre, com frio nas costas e na coluna seguido de febre, pouca transpiração e sede. A dor de cabeça durante o frio também pode ser aliviada com este remédio, assim como a dispneia associada à febre.

Relação com Outros Remédios

Convallaria majalis pode ser comparado com remédios como Digitális, Cratægus, Lilium e Adonis, especialmente para condições de insuficiência cardíaca devido a distúrbios funcionais.

Modalidades

Os sintomas de Convallaria majalis tendem a melhorar ao ar livre e pioram em ambientes aquecidos.

Dose

Para condições gerais, a terceira atenuação é indicada. Para sintomas de insuficiência cardíaca, a tintura pode ser administrada de uma a quinze gotas.

Referência Bibliografica

VITHOULKAS, George. Convallaria majalis. Disponível em: https://www.vithoulkas.com/learning-tools/materia-medica-boericke/convallaria-majalis-boericke/

Visite nossa loja de afiliados para adquirir nossos livros

Novo Manual de Matéria Médica Homeopática de Boericke com Repertório

Consulte seu medicamento

em nossa farmacias parceiras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buscar Artigos
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Buscar por Autor

Veja mais Artigos